Começa votação do Plebiscito Popular sobre energia, em MG

  por Thais Mota, do Portal Minas Livre Começou neste sábado (19) a votação do Plebiscito Popular pela redução das tarifas de energia e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias […]

 

por Thais Mota, do Portal Minas Livre

Começou neste sábado (19) a votação do Plebiscito Popular pela redução das tarifas de energia e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado na conta de luz em Minas Gerais. Ao todo serão mais de 300 cidades com comitês e urnas de votação para que a população participe da consulta popular. 

Segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG), com os tributos que incidem sobre a tarifa de energia, a conta de luz dos mineiros sofre um acréscimo de 68%. Desse valor, 46,75% corresponde ao ICMS do Estado.

Além disso, o plebiscito discute ainda o montante repassado aos acionistas, que nos últimos dez anos somam R$ 16 milhões. Por isso, cerca de 100 organizações sociais se reuniram para perguntar à população: “Você concorda que o governo de MG deve reduzir o ICMS, que representa 42% da conta de luz, para 14% (como é em São Paulo e no Distrito Federal)? Você concorda que a Cemig deve reduzir em 50% (no mínimo) a tarifa de energia para o povo de MG?” 

Para participar basta ter título de eleitor e levar um documento de identificação. A votação acontecerá entre os dias 19 e 27 de outubro e as urnas ficaram em locais acessíveis como igrejas, sindicatos, praças e também serão levadas a bairros mais afastados do centro das cidades.  

Em Belo Horizonte haverá urnas fixas na Praça da Estação, Praça 7, PUC Minas, Universidade Federal de Minas Gerais (Centro e Pampulha) e em sindicados. Já as urnas volantes passarão pelo Barreiro e pelas regionais Leste, Oeste, Noroeste, Venda Nova e Centro. A expectativa dos organizadores é recolher 1 milhão de assinaturas e o resultado do plebiscito será entregue ao governo do Estado e às entidades que lutam pela redução dos preços da energia em Minas.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro