Carta dos Atingidos aos Trabalhadores do DNPM, em MG

Prezados trabalhadores e trabalhadoras do Departamento Nacional de Produção Mineral, As famílias atingidas que fazem parte do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vêm através desta carta agradecer a compreensão […]

Prezados trabalhadores e trabalhadoras do Departamento Nacional de Produção Mineral,

As famílias atingidas que fazem parte do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vêm através desta carta agradecer a compreensão dos trabalhadores deste departamento pelo entendimento da legitimidade de nossa pauta. Neste momento estamos em luta pela criação de uma Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), pois não existe um órgão no governo para tratar de nossos direitos. E estamos lutando também pela anulação do leilão do campo de Libra, porque defendemos que o petróleo é essencial para construirmos nossa soberania nacional.

Nós somos agricultores, pescadores, ribeirinhos ou moradores de bairro ou pequenas cidades onde já foi, esta sendo ou se planeja construir uma barragem e, por isso, precisamos lutar para que nossos direitos sejam garantidos pelas empresas construtoras de barragens.

Entendemos quando vocês relatam as dificuldades de realização de seus trabalhos, com falta de condições mínimas para garantir a fiscalização nas áreas de mineração. Nós, trabalhadores e atingidos, reconhecemos estas dificuldades e por isso acrescentamos em nossa pauta nosso repúdio a todo o tipo de precarização das condições de trabalho dos trabalhadores em qualquer departamento.

Contem conosco quando precisarem, certamente seremos solidários em suas lutas. Saudações dos atingidos e das atingidas por barragens de Minas Gerais.

Água, petróleo, minério, trabalhadores e energia com soberania, distribuição de riqueza e controle popular!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro