Ciranda infantil fortalece Encontro Nacional do MAB

As crianças têm papel importante no Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens que está acontecendo em Cotia, São Paulo, reunindo mais de três mil pessoas de todo o […]

As crianças têm papel importante no Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens que está acontecendo em Cotia, São Paulo, reunindo mais de três mil pessoas de todo o Brasil. São aproximadamente 100 crianças de 17 estados do País, entre zero a 12 anos de idade. “Temos uma diversidade cultural muito bonita, muitas crianças correndo, brincando, dividindo, cantando e vivendo novas experiências”, explica Daiane Carlos, coordenadora da Ciranda, o espaço dedicado às crianças dentro do encontro.

Daiane enfatiza que “durante os quatro dias de Encontro vamos discutir com as crianças a importância da água e da energia, para que aprendam desde pequenas que a energia é um bem público e não é uma mercadoria”. A coordenadora também afirma que serão discutidos os valores que o MAB orienta toda a sua militância como o companheirismo, a amizade e a solidariedade, tudo isso em forma de muita brincadeira, de muita diversão e de atividade recreativa.

Suerda Almeida, mãe e militante do MAB Ceará, reforça que para as mães a ciranda é um espaço de fundamental importância porque fortalece a participação dos pais, principalmente das mães. “Podemos deixar nossos filhos para participar dos debates e das lutas de forma mais tranquila e ainda ajuda as nossas crianças a conhecer desde pequenos as lutas do povo e ir formando consciência”, disse Suerda.

Para Diego Ortiz, que está contribuído no espaço, a ciranda é um lugar onde as crianças podem participar ativamente do Encontro e do MAB, onde eles podem colocar suas perspectivas, suas vontades, se encontrarem e brincar.

Para as crianças a ciranda é uma festa, “hoje já brinquei de roda, de pular corda, joguei peteca, ouvi histórias” diz Amanda Caroline Paulino, de 7 anos.

Carta das crianças ao Encontro Nacional do MAB fala da importância da infância e seus direitos

O grande espaço das plenárias no Encontro Nacional dos Atingidos por Barragens, que está acontecendo em Cotia, São Paulo, foi das crianças na tarde de quarta-feira, 4. Os adultos receberam uma turminha animada, que entrou cantando: ¨Crianças do MAB a lutar por um projeto energético popular!¨. As crianças apresentaram, junto às mães e educadores que acompanham o grupo na Ciranda, onde os pequenos passam os dias do encontro brincando, se divertindo, pintando e também pensando, dentro de seus pontos de vista da infância, o que querem para um mundo melhor.

E nesta quarta, além de apresentarem desenhos e pinturas produzidos nos primeiros dias do encontro, leram a ¨Carta das Crianças Atingidas por Barragens¨, onde apontam seus direitos, pedem ajuda aos adultos e dizem que estarão sempre por perto.

Leia a carta na íntegra:

São Paulo, 4 de setembro de 2013.

Carta das Crianças Atingidas por Barragens

Nós, crianças atingidas por barragens, participando do Encontro Nacional, vindos do norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, deste imenso Brasil, queremos dizer que o encontro também é nosso.

Na Ciranda nestes dias fizemos muitas atividades, muitas brincadeiras e muita diversão. Também discutimos os direitos das crianças atingidas por barragens.

Nesta carta queremos expressar a importância das crianças e de seus direitos:

  1. Educação de qualidade;
  2. Na escola tenha merenda e educadores para nos ensinar;
  3. Alimentação saudável, sem agrotóxicos, com muita fruta, verdura e de vez em quando uns docinhos;
  4. Ter terra para plantar e casa para morar. Que tenha espaço para a gente brincar do mesmo jeito ou melhor que a gente tinha antes da barragem;
  5. Precisamos ter parquinhos para a gente se divertir;
  6. Nossos rios livres e limpos para podermos nadar e brincar muito.

Então pedimos que vocês que são grandes nos ajudem e nos ensinem como garantir esses direitos e outros mais. E podem contar com as crianças atingidas que estaremos por perto e, claro, lá na Ciranda.

A Ciranda é a energia do movimento. 

O Encontro Nacional do MAB está acontecendo de 02 a 05 de setembro em Cotia/SP. Estão participando do Encontro aproximadamente 2.500 atingidos e atingidas de 17 estados do Brasil. Alem de movimentos sociais do campo e da cidade e organizações internacionais de 20 países.

Com o lema: Água e Energia com soberania, distribuição riqueza e controle popular, o encontro tem o objetivo denunciar o atual modelo energético que explora os atingidos por barragens e os trabalhadores do setor e avançar no debate da construção de um novo projeto energético popular.

Foto: Douglas Mansur

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro