Ceará se prepara para Encontro Nacional

Na última sexta-feira (23), o Movimento dos Atingidos por Barragens realizou ato político, seguido de noite cultural, na praça da igreja matriz de Jaguaretama, no Ceará. O objetivo foi avaliar […]

Na última sexta-feira (23), o Movimento dos Atingidos por Barragens realizou ato político, seguido de noite cultural, na praça da igreja matriz de Jaguaretama, no Ceará.

O objetivo foi avaliar todo o processo de preparação dos atingidos do estado para o Encontro Nacional do MAB, que acontecerá de 2 a 5 de setembro, em São Paulo.

Na atividade, estiveram presentes coordenadores de grupos de base de diversas comunidades, além de políticos, comerciantes e amigos do movimento.

Para o coordenador nacional do MAB, José Josivaldo Alves de Oliveira, durante os dois anos de preparação das famílias no estado, houve um grande avanço na organização. “A preparação extrapolou o próprio encontro, avançamos na organização e na pertença dos atingidos com o movimento e, além disso, conseguimos fortalecer o laço com nossos parceiros”, avaliou.

Durante o ato, foi discutido o caráter e os objetivos do Encontro, que tem como lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”. A expectativa é reunir três mil atingidos e atingidas por barragens de 17 estados brasileiros, além de uma delegação internacional com representantes de 20 países.

“Iremos denunciar o atual modelo energético que prejudica e explora os atingidos por barragens e os trabalhadores do setor elétrico, continuar nosso debate sobre a construção do Projeto Energético Popular e, além disso, confraternizar com companheiros e companheiras de vários anos de luta”, afirmou Josivaldo.

O estado do Ceará comparecerá ao Encontro Nacional com 240 atingidos, em uma caravana de seis ônibus.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro