Moradores trancam acesso a canteiro de Belo Monte para exigir energia

Cerca de 200 moradores do km 27 da Transamazônica, região de Altamira, trancaram na manhã dessa terça-feira o acesso a um dos canteiros da barragem de Belo Monte. Os moradores […]

Cerca de 200 moradores do km 27 da Transamazônica, região de Altamira, trancaram na manhã dessa terça-feira o acesso a um dos canteiros da barragem de Belo Monte.

Os moradores exigem a instalação de energia elétrica no local. Há 330 famílias vivendo na área, na zona rural de Altamira, que, apesar de estarem sendo atingidas pela maior obra de geração de energia em construção no país, nunca tiveram acesso a esse direito.

De acordo com os manifestantes, a instalação da rede seria feita pela Celpa (distribuidora de energia do Pará) e dependia de um aval do Ibama, que já foi conseguido. Agora, eles alegam não dispor de informações suficientes sobre porque a obra ainda não saiu. “Estão dizendo que o poste e os cabos são da CCBM (construtora da barragem) e o terreno é da Norte Energia (dona da barragem), por isso precisaria de uma negociação entre as empresas e a Celpa”,  afirmou Deilson Oliveira, uma das lideranças.

Trinta representantes dos moradores estão reunidos na Casa de Governo, em Altamira, para buscar uma solução para o problema.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro