Trabalhadores de oito países declaram apoio à luta contra privatizações da energia

Dezenas de organizações de trabalhadores e trabalhadoras da energia, de oito países, manifestam apoio às lutas e paralisações nacionais do Brasil. Organizações sindicais e populares da Venezuela, Colômbia, Costa Rica, […]

Dezenas de organizações de trabalhadores e trabalhadoras da energia, de oito países, manifestam apoio às lutas e paralisações nacionais do Brasil.

Organizações sindicais e populares da Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Porto Rico, Equador, Bolívia, Argentina, Uruguai, Brasil, Curaçao e Cuba, presentes no encontro do foro latino-americano e caribenho de trabalhadoras e trabalhadores da energia, que acontece durante esta semana, declararam apoio à luta contra as privatizações do petróleo e da energia.

São 11 hidrelétricas e mais de 20 Pequenas Centrais Hidrelétricas já amortizadas, ou seja, que já foram pagas pelo povo brasileiro, e que estão sendo devolvidas ao patrimônio público da união, que correm o risco de serem privatizadas. O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pretendem leiloar estas usinas.

Em outubro também está previsto o leilão de áreas do pré-sal. O MME e a Agencia Nacional do Petróleo (ANP) querem leiloar o campo de Libra, que tem reservas estimadas em 12 bilhões de barris. Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), esta enorme riqueza não necessita ser entregue às corporações transnacionais. O leilão representará a privatização do petróleo brasileiro. O governo pode e deve repassar esta riqueza ao controle de empresas públicas.

As paralisações nacionais que vem ocorrendo neste dia 11 em todo o país, pedem o cancelamento destes leilões.

Abaixo a moção de apoio assinada pelas organizações presentes no foro latino-americano e caribenho de trabalhadoras e trabalhadores da energia:

 

“Mocion de apoio a la lucha contra la privatizacion del petróleo y energia em Brasil.

Reunidos em Caracas – Venezuela, el Comité Internacional del Foro Interamericano y Caribeño de las Trabajadoras y Trabajadores de la Energia, manifiestan su total apoyo y solidaridad internacional a la lucha del pueblo de Brasil, contra la privatización del petróleo y la energia eléctrica.

El petróleo y energia eléctrica son bienes estratégicos para el desarrollo económico y social de los países, y a nuestro juicio deben ser controlados por el Estado com amplia participación popular.

La energia y el petróleo deben servir para los procesos de integración entre los pueblos com plena soberania y como derecho fundamental del  ser humano.

El processo de licitación propuesto por el gobierno de Brasil, inevitablemente conduce a la privatización y perdida de la soberania nacional.

Recientemente la Petrobras em su política laboral a despedido a más de seis mil trabajadores. Esta política debe ser modificada.

 Exigimos al gobierno de Brasil a revertir este processo de privatización y solicitamos el reintegro de estos trabajadores.”

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro