Protesto em Rondônia: manifestantes voltam às ruas

No final da tarde de ontem (26), aproximadamente mil e quinhentos manifestantes voltaram a ocupar as principais ruas de Porto Velho/RO. O protesto contou com a participação de trabalhadores da […]

No final da tarde de ontem (26), aproximadamente mil e quinhentos manifestantes voltaram a ocupar as principais ruas de Porto Velho/RO. O protesto contou com a participação de trabalhadores da educação, sindicatos, movimentos sociais do campo e da cidade, com muita participação de jovens.

Os manifestantes cobravam a destinação dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, a democratização dos meios de comunicação e a reforma agrária para a produção de alimentos saudáveis e baratos para o povo brasileiro. Reivindicações pela liberdade de expressão, pelo fim da criminalização dos movimentos sociais, por melhorias dos serviços públicos (saúde e transporte), com redução imediata da tarifa de energia elétrica e de ônibus e medidas contundentes sobre a reforma política e contra a corrupção também fizeram parte do protesto.

Segundo Océlio Muniz, da coordenação do MAB, “o desejo dos manifestantes está na defesa de seus direitos, desde o acesso a serviços públicos de qualidade como de participarem diretamente da construção política deste país. Defendemos abertamente a realização de plebiscito popular que autorize a convocação de uma Constituinte Específica para fazer a reforma política. Neste ponto, o financiamento público das eleições é um elemento central”.

Foto: G1

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro