BRASIL DE FATO ALMG 13 MAIO

  A edição mineira do jornal Brasil de Fato, que terá 100 mil exemplares semanais e foi lançada durante audiência pública realizada na noite de segunda-feira (13) na Assembleia Legislativa, […]

 

A edição mineira do jornal Brasil de Fato, que terá 100 mil exemplares semanais e foi lançada durante audiência pública realizada na noite de segunda-feira (13) na Assembleia Legislativa, foi saudada pelo movimento sindical e os movimentos sociais como um marco histórico da luta pela democratização da comunicação no Estado. A publicação, viabilizada com o apoio da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) e sindicatos da base CUTista, vai levar informação à população mineira com o olhar dos movimentos sindical e sociais, num contraponto à grande mídia, que quase sempre ignora as lutas da classe trabalhadora e do campo social e popular.

No vídeo você confere a fala de Sonia Maranho do Movimento Atingidos por Barragens (MAB) e Silvio Netto da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Sônia Mara, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), além de saudar o surgimento da edição mineira do Brasil de Fato se solidarizou com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Nós do movimentos sociais queremos nos solidarizar com a luta pela reforma agrária. A unidade de Minas Gerais conseguiu colocar em pauta a questão, politizou ao assassinato de cinco sem terra em Felisburgo e eles ficaram com medo. Informar é ter poder. Por isso a importância de lançar um instrumento como o Brasil de Fato mineiro para dialogar com a sociedade, denunciar. Unidade política do campo e da cidade, sem dúvida, precisava de um instrumento de comunicação, para propagandear o nosso projeto político. Não é fácil fazer um jornal, precisamos pensar um projeto de sustentação. Vamos legitimar o jornal, agarrar com muita força esta causa.”

“Hoje, contudo, é um dia de festa. Lançamento da nossa ferramenta de diálogo com o povo mineiro. A unidade da classe trabalhadora já criou um instrumento como o Brasil de Fato, para desmascarar o que sai na grande mídia. Notícias como o agronegócio é fundamental para a economia, a juventude vive momento de oportunidades, as tarifas de energia são justas, o governo do Estado é bonzinho e o adiamento do Massacre de Felisburgo só aconteceu por um problema técnico. O adiamento mostra de que lado está a Justiça, de que lado está o Estado. Vamos ocupar as rodovias, ir para a porta dos fóruns, vamos exigir a marcação do julgamento, a prisão preventiva do Chafik, a demarcação das terras do Acampamento terra Prometida, disse Silvio Netto, do MST.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro