MAB inaugura primeira unidade do PAIS em Rondônia

Entre os dias 25 e 27 de abril foi realizado o encontro de construção e inauguração da primeira unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), das 50 previstas para […]

Entre os dias 25 e 27 de abril foi realizado o encontro de construção e inauguração da primeira unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), das 50 previstas para o estado de Rondônia.

No distrito de Triunfo, região atingida pela barragem de Samuel, houve um momento de formação e trabalho em mutirão para levantar as estruturas das hortas com a presença dos atingidos pelas usinas de Santo Antônio e de Jirau, famílias atingidas pela usina de Samuel, mais de 30 atingidos vindos assentamentos Joana D´Arc, do reassentamento Morinhos, e atingidos de Itapuã.

O PAIS é um projeto que consiste em uma horta circular com um galinheiro no centro e um pomar no entorno deste sistema. Com a implementação dos PAIS, o MAB discute, propõe e fortalece a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos e insumos químicos, o auto sustento e a geração de renda na agricultura familiar, responsável pela maior parte da alimentação do povo brasileiro.

No encontro foi discutido o histórico de luta e conquistas do MAB, foi repassado o processo de implementação passo-a-passo do sistema PAIS e a importância do método organizativo do movimento para a implementação efetiva do programa nas regiões.

No dia 27, durante o ato político, Daniela Nascimento de Oliveira, militante do MAB e beneficiária do primeiro PAIS de Rondônia, reafirmaram a importância do sistema PAIS para sua família e a importância da construção coletiva da horta, agradecendo a todos que contribuíram.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro