Atingidos de três estados realizam no norte de Minas ato de lançamento do Encontro Nacional

Nesta segunda-feira (25), cerca de 100 pessoas, entre integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Minas Gerais, Oeste da Bahia e São Paulo, além de parceiros e apoiadores, […]

Nesta segunda-feira (25), cerca de 100 pessoas, entre integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Minas Gerais, Oeste da Bahia e São Paulo, além de parceiros e apoiadores, realizaram ato de lançamento do Encontro Nacional, que acontecerá em São Paulo, entre 3 e 7 de junho. O evento ocorreu na Casa Pastoral Santo Antônio, na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais, e fez parte do curso de formação de militantes da Escola Nacional do MAB.

O MAB pretende reunir no Encontro Nacional cerca de 4 mil atingidos na cidade de São Paulo para dialogar com a sociedade e avançar na construção popular de um novo projeto energético para o país. “Fazer o encontro em São Paulo é muito importante por criar um fato político, criar uma nova experiência que é diferente de ir até Brasília dialogar com o governo; em São Paulo está a grande concentração do capital, mas também dos trabalhadores, e é essa aliança do campo e da cidade que vamos fortalecer”, declarou Moisés Borges, da coordenação nacional do MAB.

 Além disso, para o movimento, São Paulo é estratégico por estar no centro da articulação dos estados que se posicionaram contra a renovação das concessões das empresas estatais de energia. No início deste ano, a presidenta Dilma Rousseff antecipou a renovação das concessões, o que possibilitou a diminuição de 18% nas tarifas para os consumidores residenciais. Entretanto, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, governados pelo PSDB, não aceitaram a renovação da CEMIG, CELPA e CESP, respectivamente, impedindo uma diminuição maior da conta de luz. “O PSDB se posicionou claramente a favor do capital rentista, aqueles que se beneficiam das altas taxas de lucro retiradas do bolso da população, e que foram prejudicados pela renovação das concessões”, afirmou Moisés.

O Encontro Nacional também pretende garantir a aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB). A Política pretende servir como um marco legal para assegurar juridicamente os direitos dos atingidos. O MAB exige a criação de um órgão do estado para tratar dos problemas dos atingidos, de um fundo com recursos para atender essa política de reparação, além de reafirmar o direito de dizer “não” às barragens.

“Vamos reunir atingidos, do campo e da cidade, já que entendemos que todos são atingidos pelo atual sistema energético, além dos trabalhadores do setor elétrico, para fortalecer nossa organização em torno de um projeto popular para a energia”, concluiu Moisés.

 

Parceiros

Diversas organizações parceiras compareceram ao ato de lançamento e reafirmaram a aliança junto ao MAB nesse processo de construção do encontro nacional. Para Dom José, bispo da diocese de Montes Claros, a união é um fator fundamental para a conquista de direitos. “Às vezes eu falo que o povo precisa mais de sal, porque assim como o sal aumenta a pressão arterial, ele pode aumentar a pressão contra os políticos, porque só com pressão e união eles vão fazer alguma coisa por nós”, apontou Dom José.

Os trabalhadores da educação também estiveram representados por sindicatos da região.  Para Carlos Alberto, do Sind – Ute de Montes Claros, essa luta pela terra, pela água, pela energia e pela educação são históricas que precisam ser reafirmadas. “Precisamos novamente tomar as rédeas da nossa sociedade, o povo não deve temer o governo, o governo que deve temer diante do povo, diante disso, convocamos a população de Minas à participar do Plebiscito Popular para baixar o preço da luz e do ICMS que ocorrerá em outubro”, afirmou Carlos.

Também para Everaldo Rodrigues de Oliveira, do Sindieletro, a aliança entre trabalhadores do setor elétrico e atingidos é muito importante para aumentar a pressão e assegurar os direitos. Em Minas, o processo de privatização da CEMIG está precarizando cada vez mais o trabalho. Atualmente, a cada 45 dias morre um eletricitário. “Nós fomos pra rua, lutamos, mas hoje eles conseguiram internamente privatizar toda a empresa, e em decorrência disso, passamos em pouco tempo de 30 mil para 8 mil e 500 funcionários, que na sua maioria está envelhecido, e com a aposentaria, automaticamente, esses cargos vão sendo repassados para a iniciativa privada”, explicou Everaldo.

Para Alexandre, da Comissão Pastoral da Terra, está havendo uma intensificação na disputa pelos recursos naturais na região: “Sempre existiu exploração, mas hoje está cada vez maior e com novos elementos e isso se deve muito à crise mundial; só aqui para Minas estão previstas a construção de 106 barragens no São Francisco”.

 Também estavam presentes o prefeito de Nova Porteirinha, cidade afetada pelo projeto de Gorutuba, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e o Levante Popular da Juventude que reafirmaram a parceria nesse processo rumo ao Encontro Nacional. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro