Atingidos por Belo Monte ocupam canteiro de obra da barragem

Na madrugada deste dia 21, cerca de 150 ribeirinhos e indígenas ocuparam o canteiro de obras de Pimental, um dos canteiros da barragem de Belo Monte. Segundo informação dos manifestantes, […]

Na madrugada deste dia 21, cerca de 150 ribeirinhos e indígenas ocuparam o canteiro de obras de Pimental, um dos canteiros da barragem de Belo Monte.

Segundo informação dos manifestantes, às 4 horas da manhã eles trancaram a estrada de acesso ao canteiro, mas a Força Nacional de Segurança tentou impedir a entrada. Sem acordo com a Força Nacional sobre a exigência de um representante dos manifestantes para negociar as reivindicações, todo o grupo entrou no canteiro.

Muitos dos trabalhadores da barragem que estavam nos alojamentos apoiam a manifestação, pois reclamam das péssimas condições de trabalho no canteiro de obras.

Enquanto as obras da barragem seguem em pleno vapor, os ribeirinhos do KM 45 não sabem qual é o seu destino. Eles reclamam da falta de informações por parte do Consórcio e querem uma definição sobre a situação fundiária de suas terras, além de energia elétrica, que ainda não chegou às suas casas.

Já os indígenas reclamam da diminuição do peixe para a pesca em função das obras, da falta de água potável para consumo e que seus barcos não suportam o sistema de transposição montado no barramento do Xingu na altura do Pimental.

14 de março

As manifestações, que serão mantida por tempo indefinido, tiveram uma grande participação popular na cidade em Altamira no último dia 14 de março, quando em assembleia, mais de 500 pessoas debateram sobre as demandas e reivindicações locais.

As famílias reivindicam informações e definições do Consórcio dono da barragem sobre o destino delas depois da construção, já que vivem em locais que serão inundados. Hoje grande parte da população que vive nos baixões da cidade sobre com a enchente e está debaixo d’água desde o dia 19. Muitos tiveram que ir para a casa de parentes ou para o abrigo do Ginásio Poliesportivo da cidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro