MAB realiza encontro estadual em São Paulo

Em São Paulo, as manifestações da semana do 14 de março serão realizadas para pedir a criação da Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens, para fortalecer a luta […]

Em São Paulo, as manifestações da semana do 14 de março serão realizadas para pedir a criação da Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens, para fortalecer a luta por um Projeto Energético Popular e para avançar nas ações conjuntas entre os trabalhadores do campo e da cidade.

Entre as atividades previstas está a realização do Encontro Estadual do MAB, de 13 a 15 de março, e de um seminário para discutir a política energética entre as organizações que integram a Plataforma Operária e Camponesa para a Energia no dia 14 de março, o Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida.

Segundo as lideranças do Movimento no Estado, as atividades serão importantes para fortalecer a unidade entre os trabalhadores e as lutas contra o projeto do capital que, mesmo em crise, se reorganiza para continuar com a exploração máxima dos trabalhadores e da natureza.

Com a realização do 1º Encontro Estadual do MAB em São Paulo, a expectativa é reunir cerca de 250 coordenadores dos grupos de base do Movimento, aliados e parceiros na luta em busca dos direitos e por um Projeto Energético Popular. O evento acontecerá na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema.

Já o Seminário sobre a política energética acontecerá na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. “Durante esses dias, estaremos pautando a questão da energia, dos direitos das atingidas e atingidos e a construção de um Projeto Energético Popular”, afirmou Louise Lobler, da coordenação estadual do MAB.

 

“Atingiu.

Meus pés molhados.
Minha alma seca, sedenta.
Meu pedaço de terra.
As lembranças da minha infância.

Atingido.
Foi o meu direito
De manter as raízes que criei.
Atingido.
Foi o meu pedaço de mundo,
o seu, o nosso.

Atingida.
A minha história.
Minha memória.
CO-MER-CI-A-LI-ZA-DAS.
Vendidas. Compradas.
A custo de quê?

Atingiu.
Tingiu de sangue.
Atingiu por dentro.
Desenvolvimento?”

(Poema produzido no VI- EIV (Estágio Interdisciplinar de Vivencia – São Paulo)

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro