Atingidos por binacional iniciam construção de PAIS

Agricultores que podem ser atingidos pela hidrelétrica binacional de Panambi, no município de Alecrim, Rio Grande do Sul, iniciaram nesta semana o programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), […]

Agricultores que podem ser atingidos pela hidrelétrica binacional de Panambi, no município de Alecrim, Rio Grande do Sul, iniciaram nesta semana o programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), projeto do MAB que visa à construção de hortas para a produção de alimentos saudáveis. 

 As famílias beneficiadas participaram coletivamente de um curso de capacitação técnica, na comunidade Barra do Santo Cristo, com o objetivo de impulsionar a implantação do projeto.

 A capacitação dos agricultores e a multiplicação das unidades do PAIS é mais uma conquista da luta dos atingidos por barragens. De acordo com Otavio Kolcheski, técnico do MAB, as famílias tiveram a oportunidade de aprender passo a passo a instalação da horta, utilizando o método de multirão que facilita o trabalho.

Serão construídas 25 unidades PAIS no município de Alecrim, das 800 unidades previstas para famílias atingidas em todo o país. 

 O PAIS consiste em uma horta circular com um galinheiro no centro e um pomar em torno. Com ele se produz hortaliças, frangos, ovos e frutas sem utilização de agrotóxicos e adubos químicos. A irrigação é feita por gotejamento, que utiliza a água de forma econômica e eficiente.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro