Natal solidário do MAB no norte de Minas

Há exatamente dois meses se iniciou a luta pela moradia na Vila dos Goianos, que faz parte do Perímetro Irrigado Gorutuba, sobre administração da Codevasf. Na época a empresa estatal […]

Há exatamente dois meses se iniciou a luta pela moradia na Vila dos Goianos, que faz parte do Perímetro Irrigado Gorutuba, sobre administração da Codevasf. Na época a empresa estatal tinha iniciado um processo de derrubada de casas dos atingidos nessa vila sem nenhum tipo de negociação ou mesmo definição de onde essas famílias iriam morar. “É um absurdo o que está acontecendo aqui, essas famílias moram aqui há 20 anos e não tem para onde ir”, afirmou na época Edinalza Borges, coordenadora regional do MAB.

Porém após a organização dos atingidos e as lutas realizadas na região foi conseguido um acordo entre MAB, Codevasf e prefeitura de Nova Porteirinha paralisando a derrubada das casas. “Após a nossa luta frente à Codevasf conseguimos uma vitória histórica sobre essa empresa. Paralisamos os crimes que vinham sendo cometidos e iniciamos um processo mais amplo de debate sobre o Perímetro Gorutuba”, disse Moisés Borges, coordenador estadual do MAB.

Para comemorar essa conquista, hoje as famílias retornam a suas casas. Muitas delas, apavorada com as ameaças da Codevasf, saíram de suas casas retirando telhado, portas e janelas e hoje certas da vitória e com o espírito de luta renovado convidaram os diversos parceiros e comunidades que se solidarizaram para essa grande confraternização. “É muito bom receber as pessoas na nossa casa, fazer esse Natal com tanta gente, voltamos hoje com a cabeça erguida de uma vitória conquistada”, disse contente Maria Eldite, militante do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro