Juventude atingida se organiza no Vale do São Francisco

Cerca de 50 jovens atingidos por barragens na região do Vale do São Francisco PE/BA estiveram reunidos entre os dias 01 e 02 de dezembro em três municípios da região […]

Cerca de 50 jovens atingidos por barragens na região do Vale do São Francisco PE/BA estiveram reunidos entre os dias 01 e 02 de dezembro em três municípios da região (Curaçá-BA, Orocó-PE  e Santa Maria da Boa Vista-PE)  discutindo o papel da juventude frente aos desafios dos atingidos por barragens no Brasil.

Nos encontros foram realizadas discursões sobre a questão energética no Brasil, as tentativas de privatização da água na região e no país, a organização dos grupos de base para o fortalecimento da organização dos atingidos, e a preparação para o Encontro Nacional do MAB, que acontecerá em 2013 em Brasília.

Para Ismanoella Alves, de 16 ano,s a juventude tem uma disposição e uma força de vontade que precisa ser somada ao conhecimento. “O processo de formação política que o MAB faz com a juventude nos possibilita ver a realidade com outros olhos, e assim vemos que existem muitas injustiças em nosso país e no mundo, e que a juventude é importante para a transformação social desta realidade”

Estes jovens participam da turma regional de militantes com formação política do MAB – Turma Antônio Conselheiro, que vem cumprindo um papel importante na organização dos atingidos na região, desde a organização e formação nos grupos de base, trabalho com as mulheres atingidas, na luta contra as barragens e pelos direitos dos atingidos.

“O processo de organização e formação com a juventude é importantíssimo, pois a juventude tem um papel fundamental na organização dos atingidos e em qual quer outra organização social. A juventude com disponibilidade e consciência política, qualifica politicamente a organização e direciona para o avanço na organização e formação de novos sujeitos, com uma nova consciência e com uma prática social diferente, sendo esta nova geração os responsáveis pela continuidade desta organização jovem e bonita que é o MAB. Por isso temos que investir na formação com a juventude, na realização de encontros locais, regionais e nacional de jovens, pois são espaços de muita energia, de explosão de culturas e de conhecimentos que propiciam a troca de experiências, a ampliação e qualificação das pautas da juventude e assim o fortalecimento da organização”, ressaltou Marta Rodrigues, da coordenação regional do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro