MAB constrói placas solares no Vale do Ribeira

Na última semana, o Movimento dos Atingidos por Barragens iniciou a construção das placas solares para aquecimento de água (ASBC) em comunidades atingidas por barragens no Vale do Rio Ribeira […]

Na última semana, o Movimento dos Atingidos por Barragens iniciou a construção das placas solares para aquecimento de água (ASBC) em comunidades atingidas por barragens no Vale do Rio Ribeira de Iguape, em São Paulo. O objetivo é criar alternativas para que as famílias paguem menos na conta da luz, já que aquece a água dos chuveiros.

Nesse ano já aconteceram diversas reuniões com a coordenação dos grupos de base e nas comunidades do Vale. A discussão com as famílias é a da luta contra as barragens nesta região onde a resistência acontece ha mais de 20 anos, e também a melhoria das condições de vida da população como estradas, saúde, educação, meio ambiente e produção de alimentos.

Ubiratã de Souza Dias, um dos coordenadores do MAB, disse que as famílias do Vale do Ribeira, além de serem ameaçadas pela construção de barragens, pagam uma alta tarifa de energia elétrica na região, e a placa solar pode ser uma alternativa de redução responsável do consumo. Com isso o MAB fortalece um debate que vem fazendo com as famílias de discutir o modelo energético como um todo e não alternativas isoladas. “Atingidos pelo modelo do setor elétrico acaba sendo toda a sociedade, seja pelo alto preço pago pela água ou pela energia elétrica”, concluiu.

Para o próximo ano, além das placas solares para aquecimento de água, algumas famílias serão beneficiadas com o PAIS, Programa Agroecológico Sustentável e Integrado, um programa que proporciona a produção de alimentos sem o uso de venenos para a família e também para comercializar.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro