Fundação Banco do Brasil visita instalação do PAIS no Paraná

Projeto prevê construção de hortas para qualificar a alimentação das famílias e proporcionar melhoria da renda Nesta terça e quarta-feira (04 e 05) foram realizadas visitadas de monitoramento do projeto […]

Projeto prevê construção de hortas para qualificar a alimentação das famílias e proporcionar melhoria da renda

Nesta terça e quarta-feira (04 e 05) foram realizadas visitadas de monitoramento do projeto Promoção da Soberania Alimentar em Regiões Atingidas por Barragens através do PAIS, uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A parceria prevê a construção de hortas pela tecnologia social de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

Na manhã de terça-feira, no Reassentamento Santa Inês, em Chopinzinho, o assessor de monitoramento de projetos da Fundação Banco do Brasil, Clayton Maciel, acompanhou uma reunião com as famílias beneficiadas pelo projeto. O objetivo da atividade foi avaliar e fiscalizar a implantação do projeto, que atualmente beneficia 25 famílias no Paraná. Na oportunidade estavam presentes também o prefeito eleito de Chopinzinho, Leomar Bolzani, o ex-presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Chopinzinho e vereador eleito, Amarildo Secco, além de Rafael Galera da equipe da Cresol Chopinzinho e outras lideranças.

Na reunião foi destacado por todos a importância do projeto para a produção de alimentos saudáveis para as famílias beneficiadas bem como a sua grande potencialidade para articulação com as políticas públicas de comercialização, como PAA e o PNAE. O prefeito eleito de Chopinzinho afirmou que o município pretende construir um restaurante popular as famílias beneficiadas pelo PAIS poderão ser grandes parceiras neste projeto fornecendo alimentos para abastecer o restaurante.

Para Marco Antonio, da coordenação nacional do MAB e um dos coordenadores do projeto, o PAIS é uma conquista da organização e da luta dos atingidos que são protagonistas nestes processos. “Ao invés de fazer e conquistar coisas para o povo, preferimos construir com outro método, que é o de fazer e conquistar com o povo, e assim fortalecermos a organização e o protagonismo das famílias”, afirmou.

O agricultor e reassentado Hélio Mecca, um dos beneficiados e membro da coordenação estadual do MAB destacou a importância e o significado desta conquista afirmando que o projeto eleva a autoestima das famílias e proporciona o avanço em uma experiência concreta de produção sem o uso de agrotóxicos, de forma agroecológica. “Quem sabe este seja o início de uma transição para que possamos produzir tudo sem veneno”, declarou Hélio.

Nesta quarta-feira, 05 de dezembro as famílias beneficiadas de Marmeleiro realizaram uma reunião no reassentamento Itaiba para avaliação e monitoramento do projeto com Cleyton Maciel, assessor da Fundação Banco do Brasil.

Está encaminhada a construção de mais 600 PAIS em todo Brasil através do convenio entre MAB e Fundação, sendo que mais 50 famílias serão beneficiadas na região sudoeste do Paraná.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro