Índios e pescadores ocupam Belo Monte

Por volta de 100 pescadores e indígenas ocuparam na noite de ontem o canteiro de obras da usina de Belo Monte, em construção no rio Xingu, na região de Altamira […]

Por volta de 100 pescadores e indígenas ocuparam na noite de ontem o canteiro de obras da usina de Belo Monte, em construção no rio Xingu, na região de Altamira (PA). As obras foram paralisadas.

O grupo fez a ocupação por volta das 20h da segunda-feira (8). No local, chamado sítio Pimental, está sendo construída a ensecadeira (barragem provisória) da obra. De acordo com os manifestantes, a ocupação é pacífica e visa pressionar a Norte Energia, dona da barragem, a dar respostas às reivindicações dos pescadores e indígenas, que já estão sofrendo as consequências da construção da usina.

Os pescadores já estão há 24 dias acampados na região da construção da barragem. Eles argumentam que já não conseguem pescar em vários pontos do Xingu e exigem indenização justa e um plano para recuperarem suas atividades. Na última semana de setembro, chegaram a apresentar suas reivindicações em reunião com representantes do Governo Federal.

Os indígenas já ocuparam as obras da barragem em junho deste ano e alegam que o acordo firmado com a Norte Energia para desocupação da obra não vem sendo cumprido.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro