Com 15 meses de seca, MAB conquista horta irrigada no Ceará

O Movimento dos Atingidos por Barragens comemora mais uma conquista na área da produção de alimentos saudáveis no Ceará. Nessa quarta-feira, dia 26 de setembro o MAB realiza um ato […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens comemora mais uma conquista na área da produção de alimentos saudáveis no Ceará. Nessa quarta-feira, dia 26 de setembro o MAB realiza um ato político para comemorar a conquista do projeto de hortas do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável).

A região da implantação da primeira horta do PAIS é o Maciço de Baturité, no município de Aracoiaba. A comunidade Agrovila foi atingida pelo barramento do rio Aracoiaba que atingiu mais de 800 famílias. Uma característica forte da região é a resistência das comunidades e a luta por direitos historicamente negados.

“O processo de lutas e organização dos atingidos dá frutos importantes para a soberania alimentar dessas populações. Conquistamos, a nível nacional, 800 hortas PAIS, destas 100 serão implementadas no Ceará”, disse uma das lideranças. As hortas PAIS vêm fortalecer o modelo de produção camponesa, fazendo na prática o enfrentamento do modelo do agronegócio. “Importante lembrar que o estado do Ceará, infelizmente, é um dos maiores consumidores de venenos para a agricultura do Brasil, usados na fruticultura irrigada em grandes áreas pulverizada através de aviões”, disse ela.

Essa não é a primeira conquista da região. Além das 103 famílias reassentadas e indenizadas em nove comunidades, o MAB já tem experiência na produção de polpas e doces de frutas em pequenas agroindústrias, está construindo 203 cisternas de placas para captação de água de chuva e distribui 655 cestas de alimentos para as famílias atingidas pela barragem de Aracoiaba.

Segundo a coordenadora do MAB no Maciço de Baturuté, Aparecida Costa, “é muito importante essas conquistas que temos tido aqui em nossa região. Com 15 meses sem chuva, as famílias perdem qualquer possibilidade de produção de comida, tanto de lavouras como de criação de animais. As hortas PAIS, através do sistema de irrigação, possibilita que, mesmo com pouca água, se produza alimento suficiente para a família e ainda um bom tanto para a comercialização”.

Ela lembra que o MAB continuará lutando por mais conquistas como essas que trazem maior qualidade de vida e dignidade para as famílias. Aparecida Costa conclui dizendo: “Além dessa horta PAIS que foi inaugurada na Agrovila Aracoiaba, serão construídas outras 45 hortas semelhantes”.

A construção dessa primeira horta PAIS foi o resultado do curso de capacitação da equipe técnica do MAB no Ceará junto com famílias organizadas em alguns dos 50 grupos de base da região. O desafio agora é capacitar todas as 45 famílias que receberão as hortas para organizar os mutirões de construção fortalecendo o método de envolver muitos na implementação de conquistas.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro