MAB inaugura unidade de produção agroecológica em MG

Cerca de 100 pessoas participaram nesta terça-feira (11) do ato político de inauguração da primeira unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) construída em áreas organizadas pelo Movimento dos […]

Cerca de 100 pessoas participaram nesta terça-feira (11) do ato político de inauguração da primeira unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) construída em áreas organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Minas Gerais. A construção foi feita na propriedade de Pedro e Isabela, moradores do Curral Velho, comunidade ameaçada pela Barragem de Berizal, na cidade de Indaiabira, no norte do estado.

O ato político de inauguração foi parte das atividades do I Encontro Estadual da Produção de Alimentos Saudáveis e Energias Alternativas realizado entre os dias 07 e 11 de setembro e reuniu famílias atingidas das regiões Leste, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais.

Na abertura do ato Mateus Vaz de Melo, militante do MAB na região, apresentou como funciona a unidade de produção e falou sobre sua importância tanto para “manter viva a agricultura familiar, responsável por boa parte da alimentação do povo brasileiro, quanto para garantir não só a segurança e a soberania alimentar, mas também a geração de renda no campo”. Mateus também insistiu que o PAIS “resgata o trabalho coletivo como princípio para a produção camponesa, além de dar visibilidade para o trabalho das mulheres”.

Vilson Ramos, Secretário de Agricultura de Taiobeiras, salientou que a iniciativa contribui na melhoria da qualidade vida da população por produzir alimentação saudável e gerar renda para as famílias. Também lembrou que o PAIS pode ser potencializados por outros programas governamentais como o PRONAF B, sendo esta uma boa oportunidade para os agricultores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras, Geraldo Caldeira, destacou que “diferente de outros programas vindos para a região, este atende o interesse dos pequenos e não de grandes produtores e também das mineradoras”. Ele colocou o STR a disposição do MAB confirmando a parceria com o Movimento na luta contra os grandes empreendimentos na região.

Moisés Borges, membro da direção estadual do MAB, afirmou que este é um momento histórico para a região e que a construção dos PAIS, além de permitir a alimentação saudável e geração de renda, provoca um debate sobre questões não resolvidas na sociedade brasileira. “Temos com este projeto a exposição de problemas fundamentais. A Reforma Agrária é uma delas. Para produzir precisamos de terra e nesta região ela está nas mãos de grandes proprietários e empresas que exploram o povo”, afirmou.

“Outra questão fundamental é a água. Para que tanta barragem em nossos rios? Para quem elas estão sendo construídas? Para o povo é que não é. Temos como exemplo a Barragem de Berizal, que nunca foi pensada para a população que precisa”, questiona Moisés, que aponta ainda questão dos agrotóxicos como outro problema enfrentado pelo PAIS. “Vamos produzir sem veneno melhorando a saúde e a qualidade de vida das famílias. Por isso é preciso retomar a produção agroecológica que não enxerga os alimentos como mercadoria”, concluiu.  

Ao final do ato as famílias que irão produzir na unidade agroecológica fizeram a primeira plantação de mudas com ajuda de todos os presentes na inauguração, entre eles diversas comunidades organizadas no MAB e representantes da Rede de Educação Cidadã (RECID), dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Salinas, Indaiabira e São João do Paraíso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFET), campus Salinas, e da Escola Família Agrícola Nova Esperança.

A capacitação de agricultores e agricultoras e a multiplicação das unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) é mais uma conquista da luta dos atingidos por barragens que resultou na parceria entre o MAB, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Somente em Minas Gerais está prevista a construção de 175 PAIS nos próximos meses.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro