MAB realiza encontro de ameaçados pelas barragens de Garabi e Panambi

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) iniciou nesta manhã (22) o encontro de coordenadores ameaçados pelas barragens de Garabi e Panambi. E encontro acontece no seminário da paróquia de […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) iniciou nesta manhã (22) o encontro de coordenadores ameaçados pelas barragens de Garabi e Panambi. E encontro acontece no seminário da paróquia de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul e dele participam cerca de 80 militantes brasileiros e argentinos de entidades sociais, sindicais, pastores, padres, professores, entre outros. O objetivo da atividade é discutir a luta contra as barragens, bem como os direitos das famílias e o atual modelo energético.

O projeto das obras de Garabi e Panambi, localizadas entre o Rio Grande do Sul e as províncias argentinas de Missiones e Corrientes, é resultando de uma parceria entre a empresa estatal brasileira Eletrobrás com a empresa argentina Empreendimentos Energéticos Binacionales S.A. (ENBISA). Se construídas, elas formarão lagos que inundarão 96.960 hectares

O professor da Universidade de Cruz Alta, Domingos Rodrigues, especialista na área de direito agrário, incentivou que a população atingida deva se organizar e lutar para garantir seus direitos. Segundo ele, a luta é um direito de todas as pessoas e está na constituição brasileira. “Os que mais sofrerão com as duas barragens são os pequenos agricultores, pois além de serem expulsos de suas terras, vão perder suas culturas e suas histórias de vida, e isso não tem indenização”, falou Domingos.

No encontro também estavam presentes atingidos pelas hidrelétricas de Itá, Machadinho e Barra Grande, que contaram a história da luta de resistência contra as barragens e a luta para garantir seus direitos. Além disso, trouxeram depoimentos de como as empresas que constroem as hidrelétricas agem quando vão implementar os projetos nas comunidades, municípios e região.

Rosana Mendes, atingida pela barragem de Barra Grande, contou que antes de construir as barragens, as empresas vem com o discurso de que as hidrelétricas trazem desenvolvimento para as comunidades, municípios e para os atingidos, e isso não é verdadeiro. Rosana explica: “Hoje no Brasil existem mais de 1 milhão de atingidos por barragens e desses, 70% não receberam nenhum direito. São expulsos de suas propriedades e isso acaba esfacelando as comunidades, além de causarem imensos problemas ambientais como secas e enchentes.”

Para o MAB, o interesse das grandes empresas na construção de Garabi e Panambi é o mesmo que na construção das outras barragens no Brasil: o lucro gerado com a venda da energia. Segundo Marco Antônio Trierveiller, da coordenação do MAB, avaliou-se que atualmente, com os contratos de comercialização de energia, a energia elétrica está sendo vendida a preços que variam entre 130,00 reais a 140,00 por MWh. “Portanto se as duas barragens juntas produzirem em média 1.100 MWh (50%) de energia firme, terão uma receita de 1,23 bilhões por ano. Nos trinta anos a receita será de 36,9 bilhões de reais. Ainda terá os lucros das empreiteiras, a apropriação privada do dinheiro público através do financiamento do BNDES, a apropriação de 96,96 mil hectares de terras, o controle da água na região e a expulsão de 12.600 pessoas de suas terras, do seu trabalho e de seu sustento. Soma-se a isto a destruição da natureza”, conclui o coordenador.

“Vamos resistir, porque queremos nossos direitos, vamos ficar sem terra, sem trabalho e renda, estamos com medo que tenhamos que migrar para os grandes centros urbanos e isso causará um grande impacto social na vida das famílias de nossa comunidade”, diz Milton César Gehardt, atingido pelo complexo Garabi/Panambi.

Contato para assessoria de imprensa: (54) 8145 4366

 

 

 

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro