MAB debate participação das mulheres no Vale do Ribeira
O mês de julho marcou uma fase importante para a organização do Movimento dos Atingidos por Barragens no estado de São Paulo, com a realização da formação com todas as […]
Publicado 02/08/2012
O mês de julho marcou uma fase importante para a organização do Movimento dos Atingidos por Barragens no estado de São Paulo, com a realização da formação com todas as coordenadoras e coordenadores dos Grupos de Base da região do Vale do Rio Ribeira de Iguape.
A participação das mulheres foi significativa nesse processo. Elas estão cada vez mais engajadas na luta, muitas pela primeira vez assumindo a responsabilidade de coordenadoras dos grupos, afirmou Louise Löbler, da coordenação do Movimento.
Durante a formação, as participantes debateram o quanto é importante para as mulheres participarem da organização e assumirem a coordenação dos grupos. Elas levantaram os problemas que normalmente dificultam a participação das mulheres como, por exemplo, a obrigação de cuidar dos filhos. Por isso, foi sugerido que os espaços de formação devam sempre ter ciranda infantil.
Para o próximo período, o MAB em São Paulo dará continuação à formação com as coordenadoras e coordenadores. Também começará uma formação mais especifica com as mulheres e com a juventude. O processo tem como horizonte a participação do estado no Encontro Nacional do MAB, que vai acontecer em março do ano que vem, em Brasília.