MAB apoia a paralisação nacional dos eletricitários

Os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do sistema Eletrobrás encontram-se em mobilização nacional. A paralisação começou nesta quarta-feira (4/07) e envolve 14 empresas estatais, entre elas a Eletrobrás, Furnas, Eletronorte, […]

Os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do sistema Eletrobrás encontram-se em mobilização nacional. A paralisação começou nesta quarta-feira (4/07) e envolve 14 empresas estatais, entre elas a Eletrobrás, Furnas, Eletronorte, Chesf, Eletrosul e várias distribuidoras.

Entre os pontos de reivindicações estão melhores condições salariais e de trabalho, defesa de seus direitos, combate à precarização e terceirização do trabalho e a renovação das concessões de energia, que correm risco da privatização. Se as reivindicações não forem atendidas pela Eletrobrás, os trabalhadores entrarão em greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 16.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apoia a greve dos eletricitários. Entendemos que a greve é justa e que é obrigação do Estado brasileiro, do governo e do sistema Eletrobrás atender integralmente a reivindicações destes trabalhadores.

Mesmo em período de crise internacional, as empresas de energia estão obtendo lucros extraordinários e recordes históricos e mesmo assim querem aumentar ainda mais a exploração sobre os trabalhadores para aumentar suas taxas de lucratividade e enviar volumes de riqueza cada vez maiores aos seus acionistas.

O modelo energético de concepção e controle privado privilegiou as empresas e penalizou a população brasileira e os trabalhadores com o aumento da exploração, com as condições de trabalho são cada vez piores, a terceirização aumenta a cada dia, as jornadas de trabalho são cada vez mais longas, as tarifas de energia se transformaram nas mais altas do mundo e a qualidade do serviço despencou.

Portanto, não temos dúvida nenhuma que a luta dos trabalhadores eletricitários é necessária e justa e merece ser atendida pois é de interesse da categoria e de todo povo brasileiro. A aliança entre o campo e cidade, entre atingidos e trabalhadores da energia é fundamental para obtermos vitórias.

Neste momento, nós do MAB nos solidarizamos e nos colocamos em defesa e a disposição dos eletricitários e convocamos todas as organizações do campo e da cidade para reforçar a luta e prestar solidariedade às suas reivindicações.

 

Movimento dos Atingidos por barragens (MAB)

São Paulo, 04 de julho de 2012

Água e energia não são mercadorias!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro