MAB apoia greve dos trabalhadores do setor frigorífico

Movimento dos Atingidos por Barragens presta solidariedade aos trabalhadores da empresa Aurora que estão em greve em Erechim (RS) O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu apoio e […]

Movimento dos Atingidos por Barragens presta solidariedade aos trabalhadores da empresa Aurora que estão em greve em Erechim (RS)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu apoio e solidariedade aos setecentos trabalhadores do setor frigorífico de carnes da empresa Aurora Alimentos em Erechim (RS) que estão em greve desde o último dia 20 de junho. Os trabalhadores e as trabalhadoras reivindicam reajuste salarial de 10% e melhores condições de trabalho.

Devido à jornada de trabalho massacrante a que estão submetidos, os trabalhadores exigem a execução de pausas durante a jornada, para evitar que sua saúde seja prejudicada principalmente por LER (lesões por esforço repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteo-Musculares) relacionados ao trabalho. Outro fator a que estão submetidos é a depressão, um agravante dos problemas de saúde e uma das maiores causas de afastamento de trabalhadores por auxílio-doença.

De acordo com a presidente do Sindicato, mais de 20% dos trabalhadores da empresa estão afastados por algum tipo de lesão. “Nós queremos 10 minutos de pausa para evitar a dor muscular e a fadiga a cada 50 minutos de trabalho e exigimos também que o médico da empresa aceite os atestados de outros médicos”, destaca.

A Cooperativa Central Aurora de Alimentos é um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, com mais de 15 mil funcionários e uma receita operacional em 2010 de 3,1 bilhões de reais.  Nestes frigoríficos, grande parte dos que trabalham são homens e mulheres que vieram ou permanecem morando no campo, estabelendo uma relação muito direta entre a produção da agrícola e sua transformação industrial.

O MAB acredita que a greve é um direito e a forma para os trabalhadores denunciarem a precariedade do trabalho, pois é com o trabalho dos trabalhadores que a empresa cresce e lucra.

Para nós é muito importante que possamos nos somar quando trabalhadores de outras categorias estão mobilizados para garantir seus direitos. Acreditamos que só a unidade entre trabalhadores operários e trabalhadores da agricultura, fazendo na prática a aliança operária e camponesa, torna possível melhorar as condições de vida de toda a classe trabalhadora, que produz as riquezas do país.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro