MAB discute barragens no Vale do Ribeira em Itaóca
Acontece nessa tarde (5) o o seminário Barragens e os Impactos Sociais e Ambientais no Vale do Ribeira. Energia para que e para quem? em Itaóca, no Vale do Ribeira, […]
Publicado 05/06/2012
Acontece nessa tarde (5) o o seminário Barragens e os Impactos Sociais e Ambientais no Vale do Ribeira. Energia para que e para quem? em Itaóca, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a atividade é realizada no Ponto de Cultura da cidade.
Participam do seminário moradores das comunidades ribeirinhas do Vale do Ribeira, além de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apiaíe Itaoca e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O seminário também conta com o apoio da Assembléia Popular, Rede Cananéia, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apiaí e o Levante Popular da Juventude.
A PCH Nova Itaóca é um projeto da Msul Energia de Florianópolis e, se construída, será a primeira barragem no rio Ribeira do Iguape, um dos poucos rios livres do país. A construção ainda não começou, mas os marcos da empresa estão fincados em todas as terras da região.
“Ressaltamos que a energia gerada por essa barragem não irá para as famílias de baixa renda que não possuem energia elétrica em suas casas, e sim para grandes corporações que consomem rios de energia, como a Votorantim”, afirma Louise Loblër, da coordenação estadual do MAB em SP.