MAB faz manifestação na sede da Eletronorte, em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (13/03), cerca de 400 atingidos pelas barragens de Samuel, Santo Antônio e Jirau fizeram uma manifestação na sede da empresa Eletronorte, em Porto Velho/RO. A ação […]

Na tarde desta terça-feira (13/03), cerca de 400 atingidos pelas barragens de Samuel, Santo Antônio e Jirau fizeram uma manifestação na sede da empresa Eletronorte, em Porto Velho/RO. A ação é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que nesta semana realiza atos em vários estados do país durante a Jornada Nacional de lutas, motivada pelo Dia Internacional de Luta Contra as Barragens (14 de Março).

Entre as reivindicações apresentadas pelos atingidos está a criação de uma política nacional adequada de reparação das perdas e prejuízos da população atingida, a luta contra a construção de Belo Monte e pela renovação das concessões do setor elétrico, que venceram nos próximos anos. O MAB cobra a realização de uma reunião com o governo federal e os presidentes das empresas estatais de energia (como Furnas, Eletronorte, Chesf) para tratar a pauta de reivindicações.

Para Océlio Muniz, coordenador estadual do MAB, “a inexistência de uma política nacional que garanta os direitos mínimos as famílias atingidas concede total liberdade para que as empresas construtoras adotem uma ação autoritária, preconceituosa e injusta com as famílias, sendo que sequer os direitos humanos são respeitados”.

 

 Assessoria de imprensa: (69) 8124.0029 ou (69) 9243 9264

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro