MAB realiza 1º Encontro de Atingidas por Barragens no Vale do São Francisco
Aconteceu neste fim de semana o 1º Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens do Vale do São Francisco. Com o tema “Mulheres em luta por um novo Projeto Energético Popular”, […]
Publicado 29/01/2012
Aconteceu neste fim de semana o 1º Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens do Vale do São Francisco. Com o tema “Mulheres em luta por um novo Projeto Energético Popular”, a atividade aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos (EREMPEM), em Santa Maria da Boa Vista (PE).
Como previa a coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Vale do São Francisco, o evento atingiu seu objetivo, conseguindo reunir cerca de 150 mulheres para discutir os problemas decorrentes da construção de barragens, vivenciados cotidianamente por elas.
O evento iniciou com uma mística de caráter cultural, trazendo presente os lugares ocupados pelas mulheres brasileiras na sociedade, os direitos que lhes são negados pelas empresas construtoras de barragens e a resistência feminina no período atual.
A atividade foi prestigiada por representantes do Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra (MST) dos estados da Bahia e Pernambuco, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), representantes das prefeituras e câmaras municipais de vereadores de Curaçá (BA) e Santa Maria da Boa Vista (PE) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Maria da Boa Vista.
Prosseguindo durante toda manhã do dia 28, foram estudados e debatidos assuntos relacionados à questão de gênero. Nesse intervalo houve discussão sobre a saúde da mulher e a mulher e o mundo do trabalho, assessorados por Marcos Túlio, médico e militante da Consulta Popular, e por Rita de Cássia, da coordenação Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).