Atingidos trancam acesso às obras da barragem de Garibaldi
Cerca de 700 atingidos por barragens organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) interditaram na tarde de ontem (08) o acesso ao canteiro de obras da barragem de Garibaldi, […]
Publicado 09/11/2011
Cerca de 700 atingidos por barragens organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) interditaram na tarde de ontem (08) o acesso ao canteiro de obras da barragem de Garibaldi, no município de Abdom Batista, em Santa Catarina. O objetivo da ação é cobrar da empresa Triunfo, construtora da barragem, os pontos da pauta de reivindicações que ainda não tiveram avanço nas negociações.
A ação ocorreu após uma assembléia pública na comunidade de Santo Antônio e no final da tarde os atingidos entregaram os pontos da pauta que ainda não foram solucionados. A empresa Triunfo se comprometeu em dar retorno até quinta – feira, dia 10.
Segundo o MAB, se a empresa não rever os pontos da pauta que foram entregues, os agricultores atingidos irão permanecerão acampados no local. As reivindicações são:
1) Indenização:
- Que as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) sejam indenizadas como classe um;
- Que as benfeitorias sejam indenizadas com o preço de novas tendo o Custo Unitário Básico (CUB) de Santa Catarina como valor de referência;
- Que as árvores frutíferas e as de reflorestamento sejam indenizadas de acordo com o tempo de vida útil das mesmas;
- Que todos os proprietários com até um módulo fiscal (estabelecidos pelo INCRA) sejam indenizados e reassentados;
- Que a madeira seja indenizada ao proprietário e depois doadas para instituições e para as famílias carentes, para construção de casas populares;
- Excluir a classe quatro e cinco;
- Bônus de 30% no valor do laudo final.
2) Reassentamentos:
- Que o tamanho mínimo dos lotes seja de um módulo fiscal (estabelecido pelo INCRA);
- Que o tamanho das benfeitorias individuais e comunitárias, preparo de solo, patrulha agrícola e assistência técnica e social sejam de acordo com o que esta na pauta entregue à empresa.
Na próxima sexta feira (11), os atingidos receberão a visita do Sr. Nilton Tubino, da Secretaria Geral da Presidência da República. O representante do Ministro Gilberto Carvalho e da Presidenta Dilma Roussef virá à região para ouvir a população atingida sobre a forma como vem sendo tratados os problemas sociais nesta barragem.
Mais Informações:
Assessoria de imprensa do MAB
Fone:(51) 81631977 ou (54) 91620896