Movimento dos Pequenos Agricultores inaugura mercado popular no Espírito Santo

Nessa quarta-feira (9), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) comemora mais um conquista para o campesinato brasileiro, com a inauguração do Mercado Popular de Alimentos, no centro de São Gabriel […]

Nessa quarta-feira (9), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) comemora mais um conquista para o campesinato brasileiro, com a inauguração do Mercado Popular de Alimentos, no centro de São Gabriel da Palha (ES). Trata-se de um espaço onde os camponeses poderão vender diretamente sua produção para os consumidores, sem passar por nenhum atravessador.

Segundo Elias Alves, dirigente do MPA, “produzir alimentos saudáveis para o povo sempre foi uma tarefa levada muito a sério pelo campesinato. Comprovamos essa condição com o Censo de 2006, que mostra que 70% de todo alimento consumido no Brasil vem das pequenas propriedades. Os pequenos agricultores são responsáveis por hortaliças, grãos, pães, doces, carnes, gerando grande parte da comida que nos sustenta.”

“Para o campesinato, o fato de produzir nunca foi um problema: são gerações e gerações de homens e mulheres que conhecem o clima, os tratos cultuais, as sementes as técnicas de cuidar e produzir. No entanto, encontramos um grande desafio na comercialização, que hoje é totalmente dominada por mercados atravessadores que monopolizam a venda, e quase sempre agem com uma condição capitalista, desvinculando a relação de quem produz e de quem consome, apagando a figura do camponês. Além disso, o pequeno agricultor tem que se submeter à lógica capitalista e produzir apenas o que o mercado absorve, não criando autonomia”, diz Elias.

O mercado popular conta com espaço adequado para comercialização de hortifrutigranjeiros, artesanatos, materiais de limpeza e outros produtos, tudo produzido por camponeses das bases do MPA. O mercado popular funcionará de segunda a sábado seguindo os horários comerciais locais.

Foram quase quatro anos de intensas negociações e mobilizações no estado para que o mercado saísse do papel. Para Cristina Matielo, coordenadora do setor de projetos do MPA, o Mercado Popular de Alimentos representa a materialização da luta do Movimento. “Esse mercado vai passar longe da lógica dos mercados capitalistas. A intenção é criar uma relação de parceria com os consumidores urbanos, que poderão ter certeza que irão consumir alimentos sem agrotóxicos produzidos por famílias camponesas”.

O camponês Clóvis Conte, que faz parte do MPA, ressalta que o mercado será um grande centro de informações. “Contaremos com um banco de dados que registrará tudo que é produzido pelos camponeses do Movimento, sementes crioolas, doces, animais, assim as pessoas interessadas em algum produto, mesmo não estando nas prateleiras do mercado, poderão saber onde encontrar e buscar direto na fonte”, conta.

Cerca de 600 camponeses e moradores da cidade participaram do ato de inauguração que se realizou em frente ao mercado. Também participaram o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Agricultura do estado, Enio Bergoli, representates dos movimentos da Via Casmpesina e diversas autoridades outras autoridades locais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro