Livro de militante do MAB é lançado em MG
Cerca de 150 pessoas participaram na noite desta quinta-feira (03), no Auditório do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (MG), do lançamento do livro O Cronista, romance […]
Publicado 04/11/2011
Cerca de 150 pessoas participaram na noite desta quinta-feira (03), no Auditório do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (MG), do lançamento do livro O Cronista, romance escrito pelo padre Antônio Claret Fernandes, militante do MAB em missão na Prelazia do Xingu, região onde está sendo construída a barragem de Belo Monte.
Fernanda Oliveira Portes, da coordenação estadual do MAB, leu durante o lançamento trechos do prefácio escrito por Deuze Laureano, advogada, professora universitária e militante apoiadora dos movimentos populares. Ali ela lembra que “em ‘O Cronista’ estão contadas e guardadas para a história, da perspectiva das vítimas, os acontecimentos reais de sofrimento e humilhação das inúmeras barragens nas hidrelétricas espalhadas pelo estado de Minas Gerais e Brasil afora.” O exemplo trazido do livro é a construção da UHE Candonga, na Zona da Mata mineira.
Terezinha Soares, ameaçada por dois projetos de barragem na comunidade de Casa Nova, município de Guaraciaba, e resistente há 16 anos, relembrou o papel de Claret. Falou em nome de todos os atingidos presentes afirmando a importância de sua presença nas lutas do povo e relembrando que foi ele o primeiro a tomar a iniciativa de iniciar a mobilização que resultou nesta grande e persistente resistência.
Mesmo tendo dificuldades com o sinal de internet, Claret falou em mensagem de vídeo direto de Brasil Novo, no estado do Pará, agradecendo a todos e reforçando a importância das histórias contadas no livro, que são na verdade a história do povo trabalhador.
Toda a renda obtida com a venda de O Cronista será revertida para a organização e fortalecimento do MAB em todo o país. Claret também é autor de “Águas Revoltas” e “Contos de Sofia”.
O lançamento foi parte da programação do I Encontro Regional do MAB da Zona da Mata de Minas Gerais, que prossegue nesta sexta e sábado, também nas dependências da Universidade Federal de Viçosa (UFV).