MAB participa de tribunal popular da terra, na Paraíba

Na última terça-feira (25), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outros movimentos sociais e organizações de direitos humanos realizaram o Tribunal Popular da Terra no auditório do Departamento […]

Na última terça-feira (25), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outros movimentos sociais e organizações de direitos humanos realizaram o Tribunal Popular da Terra no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

A atividade tratou de quatro casos emblemáticos de violações dos direitos humanos: o caso da barragem de Acauã, envolvendo o Movimento dos Atingidos por Barragens, o desaparecimento do trabalhador rural Almir Muniz, vinculado à Comissão Pastoral da Terra, a situação dos quilombolas da comunidade de Paratibe, em João Pessoa, e a questão dos indígenas da terra potiguara de Monte-Mor, nas cidades de Marcação e Rio Tinto.

Na exposição dos casos, foi simulado um processo de júri popular onde o Estado figurou no banco dos réus, invertendo o que geralmente acontece nos processos penais tradicionais, em que os lutadores do povo são criminalizados.

Participaram da atividade cerca de 100 integrantes dos movimentos sociais, além de estudantes, militantes, pesquisadores e público em geral.

Realizado pela primeira vez na Paraíba, o Tribunal Popular da Terra é organizado em outros estados do Brasil como fruto de articulações nacionais para pautar as violações de direitos humanos decorrentes de ações e omissões do Estado sobre a temática da Terra e Território.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro