Avicultores do Paraná se unem contra a BRF – Brasil Foods

No dia 10 de outubro de 2011, avicultores de todo o sudoeste do Paraná farão uma grande manifestação em frente à sede da BRF (antiga Sadia) em Dois Vizinhos. O […]

No dia 10 de outubro de 2011, avicultores de todo o sudoeste do Paraná farão uma grande manifestação em frente à sede da BRF (antiga Sadia) em Dois Vizinhos. O motivo é o descaso da empresa quanto às reivindicações feitas pelos trabalhadores.

O objetivo é paralisar o funcionamento da BRF no dia do ato e chamar a atenção para o desrespeito que a empresa tem para com seus ditos “parceiros”, os avicultores. Durante as reuniões feitas com os trabalhadores e seus apoiadores, a reclamação era unânime: “Nós trabalhamos mais de 20 horas todos os dias e não temos plano de saúde ou qualquer outro benefício. Além disso, somos forçados a fazer constantes investimentos nos aviários para nos adequar aos padrões da empresa, que sempre mudam. Com o pouco dinheiro que recebemos pelos frangos, vai ser difícil pagar essa dívida”.

A decisão de ir às ruas protestar foi tomada coletivamente por avicultores de toda a região sudoeste nas reuniões que ocorreram em Dois Vizinhos, Salto do Lontra e Francisco Beltrão nos dias 26 e 27 de setembro. Entre as principais questões colocadas pelos produtores de frango estão a mudança na forma de conversão para acabar com a disputa entre os próprios avicultores, o aumento no preço do frango pago ao produtor (de R$ 0,29 para pelo menos R$ 0,35 por animal), e a redução dos frequentes investimentos nos aviários para que seus proprietários consigam quitar investimentos já feitos anteriormente.

Para o padre Deoclézio Wigineski, que está na liderança do movimento, os avicultores não são devidamente valorizados. Ele acredita que sentar para discutir com a BRF é uma ilusão, já que até agora nada foi resolvido. “Precisamos mostrar a eles que estamos descontentes e que queremos justiça e dignidade. A única forma de se chamar a atenção para isso é protestando em conjunto” afirma o padre, que reforça a ideia de que o movimento tem cunho pacífico.

Histórico

Os protestos contra a Brasil Foods começaram no dia 12 de setembro, quando cerca de 500 avicultores se posicionaram em frente à unidade da empresa em Dois Vizinhos reivindicando necessidades desta classe trabalhadora. A manifestação contou com o apoio de padres da igreja católica, da Assesoar, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Após este ato, alguns manifestantes se reuniram com representantes da BRF para discutir as propostas, mas até agora a empresa não se pronunciou sobre as mudanças exigidas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro