Dirigente de trabalhadores sem-terra é assassinado na Bahia

Leonardo de Jesus Leite, defensor da reforma agrária, foi morto a tiros na frente de sua família

Na noite do dia 6 de setembro de 2011, por volta das 21h, no Povoado de Mandassaia, no município de Monte Santo, na Bahia, foi assassinado Leonardo de Jesus Leite, liderança regional do Movimento de Trabalhadores Acampados e Assentados (Ceta).

Leonardo tinha 37 anos, era casado e pai de dois filhos. Ele foi arrastado do interior de sua casa, na presença da família, e executado no terreiro com um tiro na cabeça.

Ele fazia parte de um grupo de trabalhadores rurais sem-terra que, há mais de 10 anos, luta por terra e trabalho na região, especialmente pela desapropriação para fins de Reforma Agrária da Fazenda Jibóia, no município de Euclides da Cunha, de propriedade de José Renato, ex-prefeito do município.

Nos últimos 15 dias, Leonardo recebera ameaças de pistoleiros que atuam na região de Monte Santo, a mando de um grupo de fazendeiros.

“Ironicamente, às vésperas do feriado de 7 de setembro, quando a nação brasileira pára pra celebrar a independência e a cidadania, um filho seu que nunca fugiu à luta e enfrentou a injustiça e a opressão do latifúndio, foi brutalmente assassinado”, diz nota do Movimento Ceta.

Nos últimos três anos, foram assassinados cinco trabalhadores rurais em Monte Santo em razão da luta pela terra. Há muitos anos, um grupo de fazendeiros age em quadrilha no município, perseguindo que ousar se insurgir contra o latifúndio e contra seus desmandos de corrupção e roubalheira.

As autoridades públicas, como Poder Judiciário, Polícia Civil, Ministério Público, Incra, Ouvidoria Agrária, estavam cientes das ameaças, mas nada foi feito para impedir o assassinato.

O movimento Ceta denuncia também que “foi mais uma morte anunciada: os latifundiários fizeram mais uma vítima e não foi por falta de aviso”.

A organização de trabalhadores rurais cobra a punição dos responsáveis pelo assassinato e a imediata desapropriação da Fazenda Jibóia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/04/2013 por Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Dirigente do MST é executado por pistoleiros na Bahia

Fábio dos Santos Silva já vinha sendo ameaçado de morte na região do município de Iguaí. Ele foi executado na manhã desta terça-feira (02)

| Publicado 12/08/2020 por Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Polícia atua com truculência em despejo no Quilombo Campo Grande, acampamento do MST

PM de Minas Gerais realiza despejo de trabalhadores sem terra durante pandemia. Na área, estava em construção um pólo de conhecimento e tecnologia em agroecologia

| Publicado 04/08/2021 por Lunamar Cristina e Wesley Lima do MST

Território e resistência: Os desafios da luta LGBTI do campo, das águas e das florestas

Último dia do Seminário LGBTI da Via Campesina aponta desafios e perspectivas