Professores mantém greve em Minas Gerais

Cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras da educação da rede estadual de Minas Gerais decidiram, em Assembleia Estadual ocorrida na tarde de ontem (31/8), manter a greve por tempo […]

Cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras da educação da rede estadual de Minas Gerais decidiram, em Assembleia Estadual ocorrida na tarde de ontem (31/8), manter a greve por tempo indeterminado. O movimento teve início dia 08 de junho e a categoria reivindica o imediato cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional  regulamentado pela Lei Federal 11.738. Após a Assembleia Estadual, os manifestantes seguiram em passeata até a Praça da Liberdade.

Na manhã de ontem aconteceu a reunião com o Ministério Público Estadual, Governo e Sind-UTE/MG. Na oportunidade, o Governo apresentou proposta de um valor de Piso de R$712, a partir de janeiro de 2012, desconsiderando o tempo de carreira e o grau de escolaridade. A direção estadual do Sind-UTE/MG explica porque não atende. “A proposta nada mais é que o achatamento da carreira, não está aplicada a tabela de vencimento básico vigente e ela contemplaria apenas o professor, excluiria outros categorias de educadores. O Governo não apresentou proposta para os cargos de suporte à docência e, por isso também não cumpre a Lei .”

A direção do Sind-UTE/MG conclama a categoria a continuar mobilizada para fortalecer o movimento, que avalia ser justo, pois trata-se de um cumprimento à Lei Federal. Os trabalhadores vão se organizar e realizar vários atos e manifestações dialogando com a sociedade, divulgando panfletos, além de manter a articulação com movimentos sociais e entidades sindicais, com objetivo de fortalecer a greve.

Os atingidos por barragens organizados no MAB e diversos movimentos populares e sociais também estiveram presente na mobilização de ontem, assim como na mobilização realizada no último dia 24. Soniamara Maranho, da coordenação do MAB, disse que a greve dos professores está cada vez mais fortalecida, e está se construindo um processo de unidade entre os trabalhadores do campo e da cidade. “É necessário que neste momento demos força aos trabalhadores da educação. São 387 mil trabalhadores vivendo em condições precárias e o governo os trata com indiferença. A vitória desta categoria será fundamental para a conquista dos demais trabalhadores estaduais”, afirmou.

A nova ação dos professores e organizações sociais no estado é a realização do Grito dos excluídos nos municípios e regiões, no próximo dia 7 de setembro. Com o Grito, a idéia é fortalecer o movimento grevista. A Nova Assembleia Estadual está marcada para o dia 8 de setembro, em Belo Horizonte.

 

Solidariedade de Leonardo Boff

O teólogo e escritor, Leonardo Boff, escreveu uma carta de solidariedade aos professores mineiros em greve há 86 dias. Ele diz se solidarizar com todos eles e apoiar as reivindicações que estão formulando.

 Segundo a carta, ele está estarrecido face à insensibilidade do Governador Anastasia frente a uma greve dos professores e professoras por tanto tempo. “Ele precisa ser inimigo de sua própria humanidade para fazer isso. Ele não ama as crianças, não respeita seus pais, despreza uma classe de trabalhadores e trabalhadoras das mais dignas da sociedade, aquelas pessoas a quem nós confiamos nossos filhos e filhas para que recebam educação e aprendam a respeitar os outros e a acatar as autoridades que foram eleitas para cuidar dos cidadãos”, afirma.

Ele ainda declara que “essa intolerância do governador mostra falta de coração e de compaixão no sentido mais nobre desta virtude que é sentir a necessidade do outro, colocar-se ao seu lado para aliviar seu padecimento e resgatar a justiça mínima de um salário necessário para a vida”.

Com informações do Sindutemg

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro