Seminário discute problemas da mineração no norte de Minas

Iniciou nesta manhã (25), o Seminário Mineração no Alto Rio Pardo, que está sendo realizado no município de Salinas, no norte de Minas Gerais. O evento, que faz parte da […]

Iniciou nesta manhã (25), o Seminário Mineração no Alto Rio Pardo, que está sendo realizado no município de Salinas, no norte de Minas Gerais. O evento, que faz parte da Jornada Nacional de Lutas, é organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em parceria  com o Movimento da Articulação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o Colegiado do Território da Cidadania Alto Rio Pardo e as comunidades atingidas pela mineração.

Durante o seminário, serão debatidos os impactos gerados pelas obras de mineração, a violação dos direitos dos atingidos pela mineração e quem lucra com a riqueza explorada na região.

Nos últimos anos as empresas de mineração tem avançado muito no norte de Minas, porém as populações atingidas não estão tendo informações das obras e não estão tendo seus direitos respeitados. Para os coordenadores do MAB “essas pessoas deveriam ser as primeiras a serem informadas dos impactos e seus direitos, mas acontece o contrário: não têm acesso à informação, assim como ocorre com atingidos por barragens”.

Os organizadores do evento denunciam que o beneficiamento do minério é extremamente contaminante. Em Paracatu, por exemplo, foi constatado que a população está contaminada com o mercúrio usado na mineração de ouro. Em Três Marias, a Votorantim contaminou o Rio São Francisco com metais pesados, rejeitos tóxicos lançados pelo processamento de zinco. A população de Congonhas sofre diversos problemas com a poluição atmosférica causado pela CSN e VALE.

Além disso, a mineração traz muitos problemas com a água: o processo de beneficiamento e os minerodutos consomem grande quantidade de água e as empresas da região pretendem captar 974,4 litros por segundo de Irapé, 24hs por dia. São 30,7 milhões de caixa d´água de mil litros, segundo as lideranças do MAB.

“A água utilizada por uma única empresa é quase a mesma quantidade de consumo que o município de Montes Claros, com quase 400 mil habitantes”, disse Moisés de Oliveira. Esses e outros tantos problemas causados pela construção da barragem serão discutidos neste seminário, que segue até sábado (27), na cidade de Salinas (MG).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro