Atingidos por Belo Monte constroem pauta de reivindicações
Os atingidos pela barragem de Belo Monte seguem acampados em Altamira. O acampamento, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi montado ontem (22) na praça da Independência, próximo […]
Publicado 23/08/2011
Os atingidos pela barragem de Belo Monte seguem acampados em Altamira. O acampamento, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi montado ontem (22) na praça da Independência, próximo a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Os participantes do acampamento são moradores da periferia da cidade de Altamira que será encoberta pelas águas da barragem, também são moradores das ocupações urbanas organizadas pelo MTD e ocupações rurais de Uruará, que também reivindicam a desapropriação de terras ocupadas para fins de Reforma Agrária.
Durante a manhã de hoje os acampados realizaram uma assembléia para debater pontos da análise de conjuntura. Pela tarde, está sendo construída a pauta de reivindicações dos atingidos. Pela noite, haverá atividades de formação com a exibição de filmes.
Para amanhã está prevista uma grande marcha passando pelo Incra, pela distribuidora de energia do estado, CELPA, e pelo consórcio construtor da barragem, Norte Energia. Durante este trajeto será apresentada a pauta e os manifestantes irão exigir encaminhamentos concretos, já que nenhuma das famílias atingidas tem garantias de moradia e sobrevivência.
Com este acampamento, além de fazer o debete com os atingidos pela barragem, o que queremos é conscientizar a população em geral sobre os riscos dessa barragem. Em duas semanas fizemos um grande mutirão de visitas nas casas das famílias e alertamos a todos da real gravidade por que passam, estamos cumprindo com o objetivo que construímos, afirmou Rogério Hohn, da coordenação do MAB.