Atingidos pela barragem de Samuel avançam nas negociações

Depois que mais de trezentos atingidos pela barragem de Samuel bloquearam por de 8 horas a BR 364 na manhã de ontem (22/08), em Rondônia, a diretoria da Eletronorte aceitou […]

Depois que mais de trezentos atingidos pela barragem de Samuel bloquearam por de 8 horas a BR 364 na manhã de ontem (22/08), em Rondônia, a diretoria da Eletronorte aceitou receber uma comissão de 10 atingidos por barragens para uma audiência em Brasília, no próximo dia 31 de agosto.

O governo do estado de Rondônia assumiu o compromisso de estar junto com o MAB neste processo de negociação, com representação das Casas Civil e Militar e da Secretaria de Agricultura do Estado. Para a coordenação do MAB, o fato do governo ter se posicionado favoravelmente é muito importante, pois dá mais peso para a audiência, assumindo também compromissos com a região atingida. Participarão da reunião a diretoria da Eletronorte, da Eletrobrás e da Aneel, além dos representantes do MAB e do governo federal.

Entre os pontos principais da reivindicação está a celebração de um termo de compromisso da Eletronorte e Eletrobrás junto ao MAB sobre o rebaixamento da energia elétrica para os municípios e comunidades da região atingida pela Usina Hidrelétrica de Samuel. Desde o término de sua construção, em 1989, a energia gerada não atende áreas próximas a usina, como a zona rural de Candeias do Jamary, e os municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim. Muitas famílias sofrem com a queda constante de energia, causando a perdas na produção e perda de equipamentos elétricos.

Ainda na pauta de reivindicação estão um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos pela barragem, envolvendo as áreas da cultura, educação, produção e infraestrutura, o reassentamento de 800 famílias cadastradas pelo INCRA no estado e ações de fortalecimento da pesca e da aqüicultura na região. No que se refere aos assentamentos, os atingidos cobram que ele deverá atender as exigências das condições do modelo historicamente defendido pelo MAB. Já com relação à pesca, os atingidos cobram estruturas para beneficiamento e comercialização do pescado, como a implantação de projetos experimentais e de implantação de tanques redes e escavados nas comunidades.

“A construção da Usina de Samuel deixou uma dívida social enorme.  A exemplo, podemos citar a cidade de Itapuã que vive um estado caótico em conseqüência da construção de Samuel. Já expomos esta situação na reunião que tivemos com a presidenta Dilma no início de julho e agora exigiremos avanços por parte do governo”, afirma Océlio Muniz, da coordenação do MAB.

O Movimento já havia interditado a rodovia no final de março deste ano cobrando medidas e ações da Eletronorte e do estado brasileiro para atender a dívida social histórica existente com as famílias atingidas pela construção da usina de Samuel. A retomada do protesto no mesmo local também é uma demonstração da insatisfação com os resultados das reuniões e negociações que ocorreram com a empresa.

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro