MAB participa de mobilização de sindicatos urbanitários e eletrecitários da Paraíba

Durante o dia de hoje (22), representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram da mobilização organizada pelo sindicato dos urbanitários e eletrecitários da Paraíba. A mobilização aconteceu em […]

Durante o dia de hoje (22), representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram da mobilização organizada pelo sindicato dos urbanitários e eletrecitários da Paraíba. A mobilização aconteceu em frente a sede da Energisa, a distribuidora de energia da Paraíba, na BR 230, em Campina Grande/PB.

Segundo Osvaldo Bernardo, do MAB, os trabalhadores da Energisa estão vivendo em condições desumanas de trabalho e a relação da empresa (multinacional) com os trabalhadores é péssima, inclusive com demissões e afastamento dos dirigentes sindicais.

“Estamos dando apoio ao Sindielétro e ao sindicato dos Urbanitários para demonstrar solidariedade aos companheiros que sempre estiveram conosco na luta da Campanha Contra o Alto Preço da Luz, em 2008 e 2009”, afirmou Osvaldo.

Com a mobilização, os sindicatos cobram instrumentos para diminuição dos acidentes de trabalho, maiores espaços de negociação e participação dos lucros da empresa. Segundo  Arimatéia França, do Sindieletro, “em 2010 a Energisa teve um faturamento de 1 bilhão e 200 milhões de reais e um lucro líquido de 140 milhões”.

Para amanhã a Assembléia Popular estará organizando um grande ato na capital do estado, João Pessoa, reivindicando diminuição do preço para luz. Tanto a mobilização de hoje como a de amanhã fazem parte da Jornada Nacional de Lutas.