MAB monta acampamento próximo à barragem de Barra Grande

No último dia 25, sábado, cerca de 400 agricultores e agricultoras do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) montaram um acampamento […]

No último dia 25, sábado, cerca de 400 agricultores e agricultoras do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) montaram um acampamento em uma área próxima à barragem de Barra Grande, na comunidade São Jorge, em Pinhal da Serra (RS).

A decisão foi tomada em uma assembléia realizada em Pinhal da Serra por famílias atingidas e expulsas pela construção das barragens na bacia do rio Uruguai. O objetivo do acampamento é mostrar a grave situação social e pressionar as empresas e os governos a reassentar as famílias expulsas pelas barragens da região.

Atualmente, o MAB tem mais de 2 mil famílias sem-terra cadastradas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estas famílias foram expulsas pela construção das barragens de Barra Grande, Machadinho, Campos Novos e Itá.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro