CDDPH continuará investigando violação dos direitos humanos em barragens

Na tarde de ontem (9) aconteceu em Brasília mais uma reunião entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana […]

Na tarde de ontem (9) aconteceu em Brasília mais uma reunião entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH). A reunião aconteceu para dar continuidade às investigações sobre as denúncias de violação dos direitos humanos em áreas de barragens.

Para isso, foi criado um grupo de trabalho com três objetivos: apontar caminhos para reparar as perdas passadas dos atingidos, criar mecanismos que possam acompanhar e monitorar a implantação dos grandes projetos de barragens e investigar casos de violações em novos áreas de barragens.

Em outubro do ano passado, o CDDPH aprovou o relatório da Comissão Especial “Atingidos por Barragens”, que investigou casos de violação de direitos humanos em sete barragens do Brasil. Nestes casos, foram indicados 16 direitos humanos sistematicamente violados e ficou evidente que existe um padrão de violações no Brasil.

Na reunião, Ricardo Montagner, da coordenação nacional do MAB, entregou o relatório da Plataforma Descha, que recentemente foi lançado e apontou os casos de violação dos direitos humanos em Rondônia, durante a construção da usina hidrelétrica de Jirau e Santo Antônio. Montagner também entregou um documento, no qual o movimento avalia o trabalho do CDDPH como positivo: “Demonstrou o compromisso dos membros da Comissão em verificar a situação dos atingidos nos diversos locais visitados e apontando os reais problemas encontrados”.

O documento destacou ainda que a maioria dos setores do Governo demonstrou uma visão séria e crítica aos procedimentos até então adotados pelas políticas de Estado, que apontam insuficiências no tratamento das questões sociais e ambientais nas construções de barragens.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro