MAB faz cobranças durante encontro de produtores em Porto Velho (RO)

O Movimento dos Atingidos por Barragens participou do “1º Encontro de Produtores Rurais do Baixo Madeira”, na comunidade de São Carlos, neste sábado (27). Realizado pela prefeitura municipal de Porto […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens participou do “1º Encontro de Produtores Rurais do Baixo Madeira”, na comunidade de São Carlos, neste sábado (27). Realizado pela prefeitura municipal de Porto Velho, o encontro contou com a presença do governador de Rondônia, Confúcio Moura, do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, e  de órgãos e secretarias de diversas áreas (saúde, energia, água, transporte, agricultura) e de diferentes níveis (municipal, estadual e federal), além de lideranças, organizações e associações da região.

Durante o encontro, o MAB fez propostas e cobranças. O coordenador regional do MAB em São Carlos, Márcio Santana, lembrou os presentes que o movimento havia realizado, em 21 de fevereiro, a Assembléia de Pescadores e Pescadoras do Baixo Madeira, que envolveu a participação de 250 pessoas, provenientes de quatro comunidades da região. Esta atividade definiu uma pauta de reivindicações que foi entregue à Ministra da Pesca, à Secretaria Geral da Presidência da República e em audiência ao governador Confúcio Moura.

“O cascalhamento da estrada Penal é uma ação anunciada pelo governo, mas que ainda não sai do papel. E mais, queremos que ela seja asfaltada”. Márcio comentou também sobre a proposta de instalação de rede de água potável na comunidade. “A água potável é um desejo e uma grande necessidade para as famílias. Mas as famílias não podem pagar por altos custos deste serviço público, nem queremos a CAERDE controlando sua gestão.”

Ao final, o coordenador do MAB alertou as autoridades sobre a violação dos direitos humanos no processo de construção das usinas hidrelétricas no Rio Madeira: “As famílias atingidas pelas usinas de Santo Antônio e Jirau estão sofrendo com violações dos direitos humanos. É preciso que o Estado interfira”, disse.

Ao final do encontro, foram apresentadas iniciativas do poder executivo municipal e estadual para o Baixo Madeira. Respondendo as proposições, Confúcio Moura disse que o cascalhamento será iniciado até agosto e que o controle sobre a gestão da água ainda passará por uma discussão dentro das comunidades.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro