Sem licença, início de operação de Belo Monte pode atrasar

Agnaldo Brito, Felipe Luchete e João Carlos MagalhãesDa Folha de S. Paulo Se a licença de instalação da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), não sair nos próximos […]

Agnaldo Brito, Felipe Luchete e João Carlos Magalhães
Da Folha de S. Paulo

Se a licença de instalação da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), não sair nos próximos dois meses, o atraso no cronograma das obras poderá comprometer o prazo para o início da operação da usina, em janeiro de 2015.

A avaliação foi feita ontem pela Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da hidrelétrica, e pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, durante evento para a imprensa, em Brasília.

Segundo eles, é necessário aproveitar o período de seca na região de Altamira (PA) para iniciar a construção.

“Caso a licença não saia a tempo de se aproveitar a janela hidrológica [período de baixa vazão no rio Xingu], pode haver atraso que comprometa o atendimento do prazo de geração.”

A possibilidade de adiamento tem sido usada para pressionar o Ibama a conceder a nova licença. A Norte Energia possui a licença prévia e uma licença parcial criada para permitir só o início do canteiro de obras.

Ontem, o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, disse que nem ele sabe quando sairá a licença para a obra.

A afirmação difere do que disse no início do mês o ministro Edison Lobão, para quem a nova licença poderia ser anunciada em junho.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro