Votação do Código Florestal é adiada para próxima semana

Por Eugênia Lopes e Marta SalomonDo Estado de S. Paulo Uma rebelião na base aliada levou o governo a adiar a votação do Código Florestal para a semana que vem. […]

Por Eugênia Lopes e Marta Salomon
Do Estado de S. Paulo

Uma rebelião na base aliada levou o governo a adiar a votação do Código Florestal para a semana que vem. Apesar de passar o dia em intensas negociações sobre o novo texto, os líderes aliados foram surpreendidos pela bancada ruralista que tinha votos para derrotar proposta do Palácio do Planalto que prevê a edição de decreto presidencial para definir quais as atividades agrícolas podem ser exploradas nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). Diante da iminente derrota, os aliados decidiram suspender a votação.

“Nós detectamos um movimento no plenário de muitos deputados que diziam que iam votar conosco, mas na realidade iam votar de outro jeito”, disse o líder do governo, Candido Vaccarezza (PT-SP), ao defender o adiamento da votação para a próxima terça-feira, dia 17.

Antes de decidir o adiamento, Vaccarezza telefonou para o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.O pedido para deixar a votação para próxima semana foi feito às 23h19.

A partir daí, os líderes governistas subiram à tribuna para defender o adiamento.“ Vou tentar ganhar estes dias não para mudar o plenário.É para tentar mudar a posição do governo”, alegou o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN). Ele reconheceu que fez um julgamento “impreciso e incorreto” ao não ter percebido que a base votaria contra a proposta do governo. Os ruralistas garantem ter mais de 300 votos.

O clima na Câmara ficou acirrado depois que o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), ter acusado o relator Aldo Rebelo( PC do B-SP) de ter mudado o texto na última hora. Segundo o petista, o relatório apresentado às 21 horas era um, enquanto a proposta levada ao plenário, por volta das 22 horas, era outra. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e técnicos do ministério também identificaram alterações na última versão apresentada por Aldo.

Em campanha contra a votação do Código, a ex-ministra Marina Silva foi para o plenário da Câmara e aproveitou para publicar em sua página no Twitter que Aldo havia incluído “várias pegadinhas” na nova versão. Irritado, Aldo foi ao microfone e reagiu: “Quem fraudou contrabando foi o marido de Marina Silva”. A ex ministra ainda estava no plenário e foi em direção a Aldo para tomar satisfações. Foi contida pelos ambientalistas.

Gritos. Depois de ameaçarem o governo, os ruralistas ensaiaram votar o Código Florestal, mesmo contra a vontade do Palácio do Planalto. Em meio a gritos e aplausos, eles derrubaram simbolicamente a proposta de adiar a votação.Mas na votação nominal,os líderes governistas conseguiram impedir que o requerimento fosse votado: entraram em obstrução, deixando o plenário sem quórum.

Desde o final da tarde,os ruralistas davam sinais de que iriam derrotar o governo. “As APPS vão ser definidas por decreto e isso não atende aos interesses dos produtores”, reclamou o deputado Moreira Mendes (PPSRO), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura.

No final da tarde, Palocci começou a telefonar para os líderes aliados para pedir voto a favor do governo. “Peço um voto de confiança”, apelou Palocci. Nas conversas, o ministro lembrou as concessões já feitas pelo governo, como a isenção de recompor a reserva legal (área de mata nativa que deve ser preservada) para os proprietários de terra de até 4módulos fiscais.O tamanho varia de 20 a 400 hectares, dependendo da região.

A discussão do projeto no plenário da Câmara começou pela manhã, apesar de o relator não ter apresentado o texto. Isso gerou uma série de protestos de deputados, que ficaram cansados de esperar um texto que nunca chegava.

“Tragam o deputado Aldo Rebelo! Governo, solte o deputado Aldo Rebelo! Libere o relatório, para decidirmos como voto livre de cada deputado”, continuou o tucano Nelson Marchezan Júnior (RS). Rebelo só apresentou sua nova proposta por volta das 22 horas,depois de o plenário ter debatido o Código Florestal por cerca de dez horas.

 

Os principais pontos acordados pelo governo para votar o texto do Código Florestal:

? Vegetação preservada
 Imóveis rurais têm de manter vegetação nativa em parcela entre 20% e
80%, como atualmente, e nas margens de rios, de 30 a 500 metros, além das encostas mais íngremes.

? Anistia de desmate
As pequenas propriedades, com até 4 módulos, ficam dispensadas de recompor a vegetação nativa desmatada até julho de 2008.

? Cálculo da reserva
As Áreas de Preservação Permanente (APPs) serão descontadas do cálculo da reserva legal das propriedades.

? Produção em APPs
Fica admitida a manutenção de atividades em áreas de preservação permanentes desde que considerada
de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental.

? Novos desmates
Só serão autorizados pelos órgãos estaduais e em imóveis com Cadastro Ambiental Rural.

? Incentivo à recuperação
Proprietários rurais terão multas suspensas se aderirem a programa de recuperação da vegetação nativa ou compensação, no prazo de um ano.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro