MAB e MST iniciam marcha até sede do INCRA em Palmas (TO)

Cerca de 450 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciam nesta terça-feira (26) uma marcha até a sede do […]

Cerca de 450 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciam nesta terça-feira (26) uma marcha até a sede do INCRA em Palmas, no Tocantins.

A marcha parte de um acampamento dos movimentos próximo à fazenda Dom Augusto, que foi ocupada na quinta-feira da semana passada (21) e desocupada no dia seguinte devido à reintegração de posse.

A fazenda, situada no quilômetro 25 entre Palmas e Porto Nacional, possui três mil hectares, dos quais apenas 1.200 são titulados. Além disso, a fazenda está na lista suja do Ministério do Trabalho por prática de trabalho escravo. O caso, que envolveu 100 trabalhadores no plantio de feijão, veio à tona em 2005.

Durante a marcha, os manifestantes vão fazer atividades para dialogar com a população na cidade de Porto Nacional e em alguns bairros de Palmas. Entre as pautas dos movimentos estão a denúncia do uso de agrotóxicos e o combate às alterações propostas pelos ruralistas para o Código Florestal Brasileiro.

A atividade faz parte jornada nacional de lutas do MST.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro