Barragem reassenta famílias em terra imprópria para a agricultura

Fonte: Radioagência NP Pelo menos 12 famílias camponesas atingidas pelo enchimento da Barragem do Peão, no município de São João do Paraíso (MG) estão abandonadas. De acordo com informações da […]

Fonte: Radioagência NP

Pelo menos 12 famílias camponesas atingidas pelo enchimento da Barragem do Peão, no município de São João do Paraíso (MG) estão abandonadas. De acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do total de 26 famílias que sofreram os impactos diretos da obra, apenas 14 foram reassentadas. No entanto, elas dependem de cestas básicas há três anos, pois o solo da área onde foram reassentadas, não oferece condições para a agricultura.

A CPT ainda denuncia que a Fundação Rural Mineira (Ruralminas) não cumpriu as condicionantes para obter licença de instalação e o enchimento da represa foi iniciado sem Licença de Operação. A fundação é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Ruralminas ainda teria descumprido parte do acordo firmado com as famílias e parte das indenizações ainda não foram pagas. A CPT constatou que faltam escolas, serviços de saúde e assistência social na região. Sem condições de pagar a conta de luz, muitas residências tiveram a energia cortada. A Barragem do Peão foi construída com recursos federais, inundou uma área de 2,4 milhões de m² e custou R$ 165 milhões.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro