Atingidos por barragens debatem pauta para desenvolvimento de comunidades em Minas Gerais

Relatório confirma violação aos direitos humanos nas barragens em Granada O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou na semana passada um encontro na Zona da Mata Mineira para debater […]

Relatório confirma violação aos direitos humanos nas barragens em Granada

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou na semana passada um encontro na Zona da Mata Mineira para debater a pauta de desenvolvimento local e regional para os atingidos, e debater sobre a contribuição do Movimento na preparação da XXI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que deverá reunir cerca de quatro mil pessoas em Granada, no dia 1º de maio.

As famílias sofrem muito com os impactos negativos das barragens desta região desde 1998, quando entrou em operação a barragem de Emboque, cujo lago, dimensionado para ficar 5 km abaixo do povoado, acabou invadindo ruas, quintais e casas de Granada. A situação se agravou ainda mais com a construção da barragem de Granada, acima do povoado, deixando o Distrito espremido entre o remanso de uma hidrelétrica e o muro de outra.

“Esses crimes deixaram à qualidade de vida em Granada extremamente prejudicada. Além da questão da segurança, com um ‘muro’ de água logo acima, em época de chuva as famílias são obrigadas a conviver com a constante variação do nível do lago de Emboque, o que gera mau cheiro e atrai doenças”, afirmam as lideranças locais. Após 12 anos, as famílias continuam com pendências, as estradas possuem trechos de risco, as moradias estão em locais inadequados e precários, há comprometimento das áreas de lazer e prejuízo da produção dos agricultores familiares, que antes era abundante.

Todas estas denúncias, há tempo apresentadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens foram comprovadas pelo relatório aprovado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, órgão ligado ao Ministério da Justiça, que aponta 16 itens de agressão aos Direitos da Pessoa Humana nessas hidrelétricas.

As barragens de Emboque e Granada foram construídas pela empresa Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina, depois passaram para propriedade da empresa Brascan e hoje estão com a Brookfield. Todas estas empresas exploram a água sem nenhum compromisso social e ambiental.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro