Aneel não devolve dinheiro de consumidor, mas autoriza reajuste na conta de luz

Fonte: Radioagência NP A conta de energia que o brasileiro paga vai ficar mais cara neste ano. Estimativas apontam que o aumento vai variar entre 9% e 11%, números que representam […]

Fonte: Radioagência NP

A conta de energia que o brasileiro paga vai ficar mais cara neste ano. Estimativas apontam que o aumento vai variar entre 9% e 11%, números que representam o dobro do previsto para a inflação, que deve ser de 4,5% em 2011. Consumidores dos estados do Espírito Santo e Paraíba já tiveram as contas reajustas. Os capixabas já pagam 10,35% a mais no valor do consumo e os paraibanos quase 15%.

Os próximos a sofrerem com o aumento serão os moradores que recebem energia das concessionárias Cemig (MG) e a CPFL (SP), para as quais a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já liberou os aumentos nas tarifas. Entre os principais fatores que justificam o reajuste, estão o efeito climático La Niña – que provocou chuvas abaixo da média –  e os vários encargos embutidos na conta. Para se ter uma ideia, os impostos repassados ao consumidor na conta de luz já ultrapassaram os 45%, como apontou um estudo do Instituto Acende Brasil.

O aumento no valor da energia não é novidade para os brasileiros. De 2001 até o ultimo ano, os reajustes já chegaram a 186%, como informou a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia Elétrica (Abrace). A abrace também afirma que até 2014, ano da Copa no Brasil, o valor da energia estará até 30% mais caro.

A Aneel, que agora autoriza o aumento, negou – em janeiro deste ano – a devolução de R$ 7 bilhões cobrados indevidamente dos consumidores. O valor foi acumulado entre os anos de 2002 e 2009, devido aos erros praticados no cálculo dos reajustes das contas de energia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro