MP questiona assentamento de famílias atingidas pela Hidrelétrica de Jirau

Agência Brasil O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia e o Ministério Público do estado entraram na Justiça com mais uma ação civil pública contra a Usina Hidrelétrica de Jirau, […]

Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia e o Ministério Público do estado entraram na Justiça com mais uma ação civil pública contra a Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira. Eles questionam o consórcio responsável pela obra e os governos federal, estadual e municipal por irregularidades no reassentamento de famílias que serão atingidas pela barragem da usina.

A hidrelétrica vai inundar o distrito de Mutum Paraná, a 136 quilômetros da sede do município de Porto Velho. A população atingida será transferida para um complexo residencial batizado de Nova Mutum. Quem não quiser ser transferido, terá direito a uma indenização.

No entanto, segundo os MPs, a nova área não tem infraestrutura de transporte, saúde nem condições de moradia digna para os assentados. Além de pendências fundiárias, o assentamento não tem terminal rodoviário, posto de saúde, comércio nem policiamento.

Em Mutum Paraná, onde ainda permanecem algumas famílias, a iluminação pública foi retirada, a escola desativada e a única unidade de saúde do local não pode mais receber pacientes.

Na ação, os ministérios públicos também argumentam que o consórcio Energia Sustentável do Brasil – responsável pelo empreendimento – não está cumprindo algumas condicionantes sociais da licença de instalação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que previa garantia de acesso a informações sobre o valor das indenizações e assistência jurídica aos moradores realocados.

Segundo o MPF e o MP de Rondônia, “o escritório da empresa encontra-se, literalmente, com as portas fechadas para a população atingida”.

O procurador da República Ercias Rodrigues e os promotores de Justiça Edna Capeli, Aidee Torquato, Aluildo Leite, Emília Oiye, Pedro Wagner Pereira Júnior e Tânia Santiago, que assinam a ação, pedem que a Justiça Federal conceda uma decisão liminar que suspenda o assentamento de famílias até que as obras de infraestrutura estejam concluídas.

São alvos da ação a União, o consórcio, o Ibama, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o governo de Rondônia e a prefeitura de Porto Velho.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro