MAB e Ministério Público Federal discutem direito dos atingidos pela UHE Mauá

Durante essa semana aconteceu nos municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba, norte do Paraná, mais uma rodada de negociações entre a população atingida pela Usina Hidrelétrica Mauá e o consórcio […]

Durante essa semana aconteceu nos municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba, norte do Paraná, mais uma rodada de negociações entre a população atingida pela Usina Hidrelétrica Mauá e o consórcio Energético Cruzeiro do Sul, que constrói a barragem sobre o Rio Tibagi.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Procuradoria Estadual e o Ministério Público Federal discutiram a garantia do direito das famílias e o real número de atingidos. No EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) foram considerados atingidas apenas 175 famílias, no entanto hoje passam de 500. O MAB acredita que este número pode ser ainda maior.

Para o estado do Paraná estão previstos mais de 200 projetos de hidrelétricas. No Brasil são 1443 estudos para novas barragens, que se somarão às mais de 2 mil barragens já construídas, que expulsaram mais de 1 milhão de pessoas de suas terras, sendo que 70% das famílias não receberam nada de indenização.

A usina Mauá está sendo construída pelo Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, constituído pelas empresas COPEL (51% das ações) e ELETROSUL (49% das ações), é a maior obra do PAC no estado e, segundo as lideranças do MAB no estado, “não poderá aumentar ainda mais os dados alarmantes que demonstram o descaso do setor elétrico brasileiro com a população atingida por barragem”.

As famílias temem que a obra seja concluída e não sejam reparados os inúmeros danos causados. Elas afirmam que irão à luta para garantir os seus direitos, uma das maiores preocupações e de perder a terra e ficar sem condições de sobrevivência. A coordenação do MAB no estado do Paraná tem discutido junto às famílias ameaçadas a possibilidade de construção de reassentamentos. “Mas para isso é necessário muito empenho dos atingidos, a história tem nos mostrado isso”, finalizou uma das lideranças.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro