Atingidos por barragens e CONAB assinam convênio para a produção de alimentos

Na tarde de ontem (1/7), em Brasília, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Ministério do Desenvolvimento Social e a CONAB assinaram um termo de parceria para a realização […]

Na tarde de ontem (1/7), em Brasília, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Ministério do Desenvolvimento Social e a CONAB assinaram um termo de parceria para a realização de cursos e encontros em todo o Brasil. Estas atividades têm como objetivo incentivar a produção de alimentos em regiões atingidas por barragens. Para isso, conta com o desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

Um exemplo das ações do PAA é a compra desses alimentos produzidos pela agricultura camponesa e transferir para instituições, como Pastoral da Criança, creches, hospitais e escolas públicas.

Esse termo de parceria foi assinado no encerramento do curso para lideranças do MAB, promovido pela CONAB. O curso teve como objetivo principal incrementar e organizar a produção de alimentos das famílias atingidas. Entre os 45 participantes, vindos de 13 estados, estão ameaçados e atingidos pela construção das barragens, pescadores, reassentados, quilombolas e ribeirinhos.

Segundo o agricultor Hélio Mecca, tanto o curso como o termo de parceria trarão melhores condições para produzir alimentos saudáveis, com preservação o meio ambiente, e geração de renda para as famílias. “Tudo isto fortalece a resistência na terra e evita o êxodo rural das famílias”, conclui Mecca.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro